G20 alerta que novas variantes do coronavírus ameaçam recuperação global

A Itália afirmou que o G20 retornará ao tema do financiamento de vacinas para países pobres antes do encontro de outubro em Roma (Imagem: G20 Itália/Divulgação via REUTERS)

O surgimento de novas variantes do 💥️coronavírus aliado ao baixo acesso a 💥️vacinas em países em desenvolvimento ameaçam a recuperação econômica global, alertaram os ministros das Finanças do 💥️G20 reunidos neste sábado em Veneza, na 💥️Itália, onde também endossaram uma medida histórica para impedir que multinacionais movimentem seus lucros para paraísos fiscais.

O endosso dado abre caminho para que os líderes do G20 finalizem um acordo global sobre uma alíquota mínima de imposto corporativo de 15% em reunião marcada para outubro, em Roma, em uma medida que pode trazer centenas de bilhões de dólares para os cofres dos países, abalados pela pandemia de Covid-19.

O comunicado final da reunião afirma que a perspectiva econômica global melhorou desde as conversas realizadas pelo G20 em abril graças à vacinação contra a Covid-19, ao mesmo tempo que reconheceu que a fragilidade da retomada face ao surgimento de novas variantes do coronavírus, como a altamente contagiosa Delta.

“No entanto, a recuperação é caracterizada por grandes divergências entre e dentro dos países e continua exposta a riscos, especialmente à disseminação de novas variantes da Covid-19 e ritmos diferentes de vacinação”, afirma o documento.

Embora tenha enfatizado o apoio ao “compartilhamento global equânime” das vacinas, o documento não propõe medidas concretas, fazendo uma mera recomendação de 50 bilhões de dólares em novo financiamento para imunizantes por parte do 💥️Fundo Monetáro Internacional (FMI), da 💥️Organização Mundial da Saúde (OMS) e da 💥️Organização Mundial do Comércio (OMC).

A Itália afirmou que o G20 retornará ao tema do financiamento de vacinas para países pobres antes do encontro de outubro em Roma.

Uma contagem da 💥️Reuters de novas infecções por Covid-19 mostra um crescimento em 69 países e uma taxa diária em ascensão desde junho e que agora está em 478.000.

A diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, disse que o mundo estava passando por “recuperação pior em duas vias”, parcialmente motivada pelas diferenças na disponibilidade de vacinas.

A maior iniciativa política do encontro em Veneza foi o acordo sobre um imposto corporativo global.

O pacto estabelece uma alíquota corporativa global mínima de pelo menos 15% para evitar que multinacionais cacem taxas de impostos mais baixas.

Também mudaria a maneira como multinacionais lucrativas como 💥️Amazon e 💥️Google são taxadas, parcialmente baseada em onde vendem seus produtos e serviços, não apenas na localização de suas sedes.

Kristalina Georgieva

A diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, disse que o mundo estava passando por “recuperação pior em duas vias”, parcialmente motivada pelas diferenças na disponibilidade de vacinas (Imagem: REUTERS/Mike Theiler)

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, 💥️Janet Yellen, disse que alguns países menores que foram contra, como 💥️Irlanda e 💥️Hungria, que praticam impostos mais baixos, seriam incentivados a se juntarem ao pacto até outubro.

“Tentaremos fazer isso, mas tenho que enfatizar que não é essencial que todos os países estejam a bordo”, disse.

“Este acordo contém o tipo de mecanismo de aplicação que pode ser usado para assegurar que países que se opõem não sejam capazes de atrapalhar & de usar paraísos fiscais para atrapalhar a operação deste acordo global.”

Janet Yellen

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse que alguns países menores que foram contra, como Irlanda e Hungria, que praticam impostos mais baixos, seriam incentivados a se juntarem ao pacto até outubro (Imagem: Shawn Thew/Pool via REUTERS/Files)

Os membros do G20 representam mais de 80% do produto doméstico bruto do mundo, 75% do comércio global e 60% da população do planeta, incluindo pesos pesados como 💥️Estados Unidos, 💥️Japão, 💥️Reino Unido, 💥️França, 💥️Alemanha e 💥️Índia.

Além dos resistentes da 💥️União Europeia, como Irlanda, Estônia e Hungria, outros países que ainda não concordaram incluem Quênia, Nigéria, Siri Lanka, Barbados e São Vicente e Granadinas.

O que você está lendo é [G20 alerta que novas variantes do coronavírus ameaçam recuperação global].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...