Arriscando irritar China, Blinken encontra representante de Dalai Lama na Índia
Blinken se reuniu brevemente com Ngodup Dongchung, que opera como representante da Administração Central Tibetana (CTA, sigla em inglês), também conhecida como o governo do Tibete em exílio, disse o porta-voz (Andrew Harnik/Pool via REUTERS)
O secretário de Estado dos 💥️Estados Unidos, Antony Blinken, se reuniu com um representante do líder espiritual do Tibete, o Dalai Lama, em Nova Délhi, na quarta-feira, afirmou um porta-voz do Departamento de Estado, o que pode provocar a irritação da 💥️China.
Blinken se reuniu brevemente com Ngodup Dongchung, que opera como representante da Administração Central Tibetana (CTA, sigla em inglês), também conhecida como o governo do Tibete em exílio, disse o porta-voz.
Tropas chinesas tomaram o Tibete em 1950 no que Pequim chamou de “liberação pacífica”. Em 1959, o Dalai Lama fugiu em exílio para a 💥️Índia após uma tentativa sem sucesso de insurreição contra o domínio chinês.
A Administração e grupos ativistas pró-Tibete receberam um impulso de apoio internacional nos últimos meses, entre críticas cada vez maiores ao histórico de direitos humanos da China, especialmente dos Estados Unidos.
A reunião de Blinken com Dongchung é o contato mais importante com a liderança do Tibete desde que o Dalai Lama se encontrou com o então presidente Barack Obama em Washington em 2016.
O Ministério das Relações Exteriores da China não respondeu ao pedido por comentários. Pequim diz que o Tibete é parte da China e classifica o Dalai Lama como um separatista perigoso.
O que você está lendo é [Arriscando irritar China, Blinken encontra representante de Dalai Lama na Índia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments