Queiroga diz que ministério planeja cancelar aquisição da vacina Sputnik V

Queiroga

Segundo o ministro, isso pode ser alterado caso a vacina russa obtenha autorização de uso definitivo ou emergencail pela Anvisa no futuro (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O ministro da Saúde, 💥️Marcelo Queiroga, disse nesta quinta-feira que o acordo inicial para compra de 10 milhões de doses da 💥️vacina russa 💥️Sputnik V deve ser cancelado.

Queiroga alega que a vacina ainda não recebeu o registro emergencial da 💥️Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o 💥️Brasil, no momento, não tem mais necessidade de compra nem da vacina indiana 💥️Covaxin nem da Sputnik, já que há previsão de chegada de imunizantes suficientes de outros laboratórios que já contam com autorização da Agência.

Segundo o ministro, isso pode ser alterado caso a vacina russa obtenha autorização de uso definitivo ou emergencail pela Anvisa no futuro.

O contrato para a compra de 10 milhões de doses da Sputnik V foi acertado em março, quando 💥️Eduardo Pazuello era o ministro da Saúde.

A decisão do ministério não afeta o acordo com os governos estaduais, que obtiveram autorização de importação emergencial e pretendem comprar 66 milhões de doses da Sputnik.

No entanto, o acordo prevê uma importação inicial de apenas 1 milhão de doses que devem ser aplicadas em uso controlado para estudos de segurança e eficácia, já que a Anvisa disse não ter recebido dados suficientes do próprio laboratório russo Gamaleya.

Até agora, segundo a Anvisa, apenas quatro dos nove estados importadores assinaram o termo de compromisso que autorizaria o uso da Sputnik V dentro dessas condições controladas e nenhuma vacina chegou ao Brasil.

O que você está lendo é [Queiroga diz que ministério planeja cancelar aquisição da vacina Sputnik V].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...