“Se eu perder houve fraude” é vertente do autoritarismo, diz presidente do TSE
Barroso tem se posicionado firmemente sobre a confiabilidade do sistema de votação do Brasil e sobre os riscos que o voto impresso traria para as eleições.
“Uma das vertentes do autoritarismo contemporâneo é o discurso de que ‘se eu perder houve fraude'”, disse Barroso no evento desta quarta.
Na segunda-feira, Barroso e ex-presidentes do TSE assinaram uma nota defendendo o sistema eletrônico e criticando as mudanças propostas. No mesmo dia, o TSE abriu uma investigação para apurar a conduta de Bolsonaro contra as urnas eletrônicas e as ameaças à eleição de 2022.
Na segunda-feira, Barroso e ex-presidentes do TSE assinaram uma nota defendendo o sistema eletrônico (Imagem: Roberto Jayme/Ascom/TSE)
“O registro eletrônico do voto e a apuração feita com rapidez e eficiência garantiram, ao longo dos anos, uma grande segurança ao eleitor brasileiro de que ele (sistema atual) corresponde exatamente ao resultado obtido ao final, com a apuração das eleições feitas de forma eletrônica e eficiente, sem a possibilidade de manipulação por quem quer que seja”, disse Barroso.
O inquérito administrativo do TSE vai investigar se houve abuso de poder econômico e político, uso indevido dos meios de comunicação social, corrupção, fraude, condutas vedadas a agentes públicos e propaganda antecipada, em relação aos ataques contra o sistema eletrônico de votação e à legitimidade das eleições gerais de 2022.
“A democracia é feita pelo voto, mas quem ganha em nome da maioria tem o dever de respeitar os direitos fundamentais de todos, tem o dever de respeitar as regras do jogo e tem dever de participar de um debate público franco e limpo com toda a sociedade, como fonte de legitimação das decisões que toma”, disse Barroso.
“A democracia tem lugar para liberais, conservadores. A democracia tem lugar pra progressistas e a alternância no poder é a grande característica da democracia. A possibilidade de quem perde hoje ver respeitadas as regras do jogo para disputar amanhã e tentar ganhar amanhã. Isso é democracia”, frisou o ministro do STF.
O que você está lendo é [“Se eu perder houve fraude” é vertente do autoritarismo, diz presidente do TSE].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments