Ministério muda cálculo de distribuição de vacinas e compensar Estados que receberam menos
A mudança foi decidida para acompanhar a alteração do plano de vacinação de grupos prioritários para faixas etárias (Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
O 💥️Ministério da Saúde mudou o cálculo de distribuição de vacinas e vai compensar Estados que, até agora, receberam menos doses por número de habitantes, informou nesta quarta-feira o ministro 💥️Marcelo Queiroga.
A mudança foi decidida para acompanhar a alteração do plano de vacinação de grupos prioritários para faixas etárias.
De acordo com o secretário-executivo do ministério, Rodrigo Cruz, até o momento a distribuição era calculada pela quantidade de pessoas por grupos prioritários, como estava previsto inicialmente no Plano Nacional de Imunização.
Com a entrada de vacinação por faixa etária, de acordo com Cruz, o ministério irá fazer um ajuste na distribuição, com o cálculo da quantidade de pessoas acima de 18 anos que ainda não receberam a primeira dose das 💥️vacinas.
“Discrepâncias eram esperadas porque a lógica da distribuição era a de grupos prioritários”, disse. “Precisamos agora ajustar a distribuição para que seja mais equânime para o país. Os novos critérios levaram em conta toda a população acima de 18 anos que ainda não recebeu primeira dose.”
Dados apresentados pelo ministério mostram que, na distribuição feita até agora, com prioridade para grupos prioritários, pelo menos 12 💥️Estados receberam menos vacinas do que deveriam, de acordo com o critério populacional.
O ministro da Saúde pediu ainda que os Estados sigam a orientação prevista no PNI, sem adiantar a aplicação de terceira dose, por exemplo, para que seja possível cumprir a meta de vacinação para todo país.
Segundo Queiroga, se mantido o atual ritmo de vacinação e entrega de doses, com a possível redução do intervalo de aplicação de vacinas da 💥️Pfizer para 21 dias, será possível ter 75% de toda a população brasileira adulta completamente vacinada até o final de outubro.
O que você está lendo é [Ministério muda cálculo de distribuição de vacinas e compensar Estados que receberam menos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments