Cidade do México usa energia solar para limpar água de canais da era asteca
As bolhas ajudam a oxigenar a água, eliminando poluentes nocivos e reduzindo as emissões de gases de efeito estufa (Imagem: REUTERS/Toya Sarno Jordan)
Cientistas mexicanos desenvolveram um sistema único de “nanobolhas” usando💥️ energia solar para melhorar a qualidade da água nos canais da zona ecológica de Xochimilco, na 💥️Cidade do México, uma atração turística popular.
As autoridades da Cidade do México vêm tentando limpar as águas há muito poluídas de Xochimilco, um Patrimônio Mundial da Unesco e uma das poucas áreas da capital que ainda possui redes de canais que datam da época dos astecas.
Uma equipe de pesquisadores do Centro de Pesquisas e Estudos Avançados (Cinvestav) desenvolveu um método que usa a energia solar para acionar uma bomba que envia “nanobolhas” de limpeza para a água.
As bolhas ajudam a oxigenar a água, eliminando poluentes nocivos e reduzindo as emissões de gases de efeito estufa, o que leva a uma flora e fauna mais saudáveis, de acordo com Refugio Rodríguez Vázquez, pesquisador da Cinvestav.
“Nos locais que temos borbulhado, temos visto uma boa proliferação da rã Moctezuma”, disse Rodriguez, referindo-se a uma das espécies de anfíbios nativas do México.
Xochimilco é conhecido pelas suas “chinampas”, canteiros flutuantes de produtos agrícolas cultivados pelos astecas no século XIV para alimentar a população da cidade pré-hispânica.
O sistema de nanobolhas permite que os agricultores locais “possam trabalhar em suas chinampas e torná-las produtivas por meio de um ambiente e condições mais limpos”, disse Rodríguez.
A equipe do Cinvestav disse que o sistema de nanobolhas também está sendo aplicado em duas estações de tratamento de água e poderia ser replicado em outras hidrovias na Cidade do México, onde a qualidade da água é considerada ruim e o abastecimento muitas vezes está à mercê de secas.
Os painéis solares que alimentam a tecnologia de nanobolhas são colocados em cima das famosas “trajineras” de Xochimilco, barcos semelhantes a barcaças que transportam turistas pelos canais. Eles também fornecem eletricidade a bordo.
“Pode trazer-nos mais benefícios, tanto ao turismo nacional como internacional”, disse Miguel Poblano Lugo, prestador de serviços da trajinera. “Quem traz o celular e não tem bateria pode recarregá-lo ali mesmo.”
O que você está lendo é [Cidade do México usa energia solar para limpar água de canais da era asteca].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments