Abiove reduz previsão de exportação de soja do Brasil e eleva safra 2023
Em 2023, os embarques somaram quase 83 milhões de toneladas (Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)
O 💥️Brasil exportará menos 💥️soja do que o esperado em 2023, ainda que o volume projetado de 86 milhões de toneladas seja um recorde histórico, apontou nesta quinta-feira a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (💥️Abiove).
Até o mês passado, a Abiove estimava 💥️exportações do maior produtor e exportador global de soja em 86,7 milhões de toneladas.
Em 2023, os embarques somaram quase 83 milhões de toneladas. A maior marca até agora é de 2018 (83,26 milhões de toneladas).
“A estimativa é com base na avaliação que os associados nos passam. Eles têm os contratos, têm essa percepção do ano, têm os line-ups, indicadores usados para projeção das exportações… Ainda é uma exportação recorde, mas houve percepção de redução da demanda até dezembro”, disse o economista-chefe da Abiove, Daniel Furlan, à 💥️Reuters.
O comentário foi feito após ele ser questionado sobre eventual impacto de margens menores no esmagamento de soja na 💥️China.
Em uma rara redução da estimativa de exportação de soja, Furlan ainda citou uma boa safra nos Estados Unidos, o principal concorrente do Brasil.
Se reduziu a exportação, a Abiove elevou a previsão de produção de soja do Brasil em 2023 para o volume recorde de 137,9 milhões de toneladas, ante 137,5 milhões na estimativa de agosto, mas um crescimento de cerca de 10 milhões de toneladas na comparação anual.
A associação ainda elevou previsão de importação de soja pelo Brasil para 900 mil toneladas em 2023, ante 400 mil na previsão anterior, uma vez que os desembarques no país, a maioria do Paraguai, já superam 600 mil toneladas, segundo Furlan.
A projeção de esmagamento de soja foi mantida em 46,5 milhões de toneladas, com a associação ainda avaliando impacto da redução da mistura de biodiesel no diesel para o último bimestre do ano.
A maior parte do biocombustível é feito a partir de óleo de soja, cujas exportações, se crescerem, poderão compensar parte da menor mistura.
A associação ainda elevou previsão de importação de soja pelo Brasil para 900 mil toneladas em 2023, ante 400 mil na previsão anterior (Imagem: REUTERS/Daniel Acker)
Sobre os protestos de caminhoneiros nesta semana, o economista disse que a Abiove não vê, por ora, maiores impactos de protestos nas estradas para transporte de soja, uma vez que a Polícia Rodoviária vem conseguindo desbloquear as rodovias com certa celeridade.
Grande parte da projeção de exportação do país no ano já foi efetivamente embarcada.
O que você está lendo é [Abiove reduz previsão de exportação de soja do Brasil e eleva safra 2023].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments