Petrobras encerra negociações com Ultrapar para venda da Refap

Petrobras

A companhia disse que iniciará tempestivamente novo processo competitivo para essa refinaria (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

A 💥️Petrobras (💥️PETR3;💥️PETR4) informou nesta sexta-feira que finalizou sem êxito as negociações junto à 💥️Ultrapar (💥️UGPA3) Participações para a venda da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), no 💥️Rio Grande do Sul.

“Apesar dos esforços envidados por ambas as 💥️empresas nesse processo, certas condições críticas não tiveram êxito para um acordo, optando-se pelo encerramento das negociações em curso, sem penalidades para nenhuma das partes”, disse a Petrobras.

A companhia disse que iniciará tempestivamente novo processo competitivo para essa refinaria, que possui capacidade para processar cerca de 200 mil barris por dia.

A Petrobras havia anunciado em janeiro que a Ultrapar liderava as negociações para compra do ativo, mas três pessoas próximas às conversas disseram à 💥️Reuters na ocasião que a estatal vinha tentando fazer com que o conglomerado aumentasse sua oferta.

Analistas do 💥️Credit Suisse disseram que o encerramento do processo é negativo para a Petrobras, indicando que a falha em desinvestir de refinarias aumenta os riscos de precificação “downstream”.

“É marginalmente negativo para a Ultrapar, já que a empresa perde aquele potencial catalisador, mas também reduz o risco”, acrescentaram os analistas em nota.

A Petrobras colocou oito refinarias no mercado como parte de um amplo programa de desinvestimentos, tendo assinado os contratos para as vendas das refinarias Landulpho Alves (Rlam) para a Mubadala e Isaac Sabbá (Reman) para a Ream Participações.

Antes da Refap, a empresa já havia interrompido os processos para venda das refinarias Presidente Getúlio Vargas (Repar), diante de ofertas consideradas excessivamente baixas, e Abreu e Lima (Rnest), que não recebeu propostas das companhias interessadas.

Segundo a Petrobras, os processos competitivos para venda da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em💥️ Minas Gerais, Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor), no 💥️Ceará, e Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), no 💥️Paraná, continuam em andamento.

💥️(Atualizada às 11:27)

O que você está lendo é [Petrobras encerra negociações com Ultrapar para venda da Refap].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...