Monitoramento via satélite vai mapear agropecuária sustentável no Brasil
Brasil necessita urgentemente de indicadores e métricas para quantificar e demonstrar o quanto a sua agropecuária vem evoluindo rumo à desejada intensificação sustentável, afirma cientista da Embrapa (Foto: Gabriel Faria)
Pesquisadores da 💥️Embrapa e parceiros desenvolveram uma metodologia para o monitoramento por satélite, de forma remota e automática, da expansão das áreas com sistemas integrados de produção 💥️agropecuária.
O mapeamento e os dados gerados possibilitam obter, anualmente, indicadores quantitativos sobre a adoção desses sistemas e, consequentemente, monitorar a expansão da 💥️intensificação sustentável no País.
A metodologia técnico-científica já permite detectar áreas com duplo cultivo (💥️soja e 💥️milho ou 💥️algodão em sucessão, por exemplo) e com integração lavoura-pecuária (ILP).
A metodologia foi desenvolvida no âmbito do 💥️projeto GeoABC, que teve o objetivo de desenvolver metodologias e inovações tecnológicas para o monitoramento por satélite da 💥️agricultura de baixa emissão de carbono, em apoio à governança do Plano ABC.
Margareth Simões, pesquisadora da Embrapa Solos (RJ) que liderou o estudo, conta que a agropecuária nacional passa por um importante processo de intensificação sustentável que tem levado à consolidação de polos produtivos e à crescente adoção de sistemas de produção sustentáveis de alto rendimento.
Os dados, segundo a cientista, são fundamentais para subsidiar políticas públicas para o setor. “O País necessita urgentemente de indicadores e métricas para quantificar e demonstrar o quanto a sua agropecuária vem evoluindo rumo à desejada intensificação sustentável”, pondera Simões.
Quem ganha?
De acordo com pesquisadores, a metodologia poderá atender, além do 💥️Ministério da Agricultura, às demandas de diferentes atores do setor produtivo, instituições de pesquisa, universidades e órgãos setoriais de governo ou privados.
“Os dados gerados contribuirão ainda com o inventário e o monitoramento das emissões de gases de efeito estufa (GEEs) na agropecuária nacional. Permitirão também avaliar o 💥️potencial de mitigação da emissão de GEEs, de aumento da eficiência no uso de insumos e da redução efetiva da perda de solo por erosão hídrica”, acrescenta pesquisador da Embrapa Pedro Freitas.
Há ganhos também para a atuação do 💥️Brasil em Fóruns Internacionais, pois o monitoramento contribui com o estabelecimento de indicadores agroambientais preconizados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (💥️OCDE) e pela Organização das Nações Unidas (💥️ONU).
Com informações da 💥️Embrapa
Doença da vaca louca: o impacto no agronegócio
Rumores de casos da doença da “💥️vaca louca” surgiram no Brasil. Como isso impacta o 💥️agronegócio?
Veja, no vídeo acima, a volatilidade gerada pelo burburinho e entenda se é preciso se preocupar com o ardor no mercado.
O que você está lendo é [Monitoramento via satélite vai mapear agropecuária sustentável no Brasil].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments