Confiança da indústria no Brasil cai em outubro pelo 3° mês consecutivo, diz FGV
O Índice de Confiança da Indústria recuou 1,2 ponto, a 105,2 pontos, sua terceira queda mensal consecutiva (Imagem: Pixabay)
A confiança da 💥️indústria no 💥️Brasil caiu pelo terceiro mês consecutivo em outubro, informou a 💥️Fundação Getulio Vargas (💥️FGV) nesta quarta-feira, com incertezas em várias frentes afetando a percepção dos empresários tanto sobre o momento atual quanto sobre o futuro do setor.
O Índice de Confiança da Indústria (ICI) recuou 1,2 ponto, a 105,2 pontos, sua terceira queda mensal consecutiva. Apesar da leitura negativa, o ICI continua acima de patamares pré-pandemia.
Em outubro, o Índice de Situação Atual (ISA), que mede o sentimento dos empresários sobre o momento presente do setor industrial, recuou 0,9 ponto, a 108,3 pontos, mínima desde setembro de 2023 (107,3 pontos).
Já o Índice de Expectativas (IE), indicador da percepção sobre os próximos meses, caiu 1,7 ponto, para 101,9 pontos, menor patamar desde maio deste ano (99 pontos).
Claudia Perdigão, economista do 💥️FGV IBRE, disse em nota que o otimismo quanto à situação do segmento industrial para os próximos meses retornou a nível próximo do considerado neutro, indicando expectativa de manutenção do cenário atual.
“Essa avaliação ocorre em meio a pressões de custos, desemprego elevado, instabilidades econômicas e institucionais persistentes, tornando a conjuntura futura mais incerta e menos favorável a planos de expansão da produção”, explicou Perdigão.
Indicadores de 💥️inflação domésticos bem mais altos do que o esperado têm elevado as expectativas do mercado para a alta dos preços no Brasil, enquanto dados recentes sobre o mercado de trabalho mostraram criação de vagas formais de trabalho mais fraca do que o projetado no mês passado.
O que você está lendo é [Confiança da indústria no Brasil cai em outubro pelo 3° mês consecutivo, diz FGV].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments