Ibovespa perde 6,7% em outubro com risco fiscal e acumula queda de 13% em 2023

Mercados, Ibovespa, B3

O volume financeiro nesta sexta-feira somou 33,3 bilhões de reais (Imagem: Divulgação/B3)

O 💥️Ibovespa (💥️IBOV) fechou em queda nesta sexta-feira, acumulando desempenho semanal negativo e engatando a quarta perda mensal consecutiva, reflexo da desconfiança de investidores principalmente acerca de potenciais medidas do governo de 💥️Jair Bolsonaro com reflexos nocivos na situação fiscal do país.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 2,09%, a 103.500 pontos, contabilizando um declínio de 2,63% na semana e de 6,74% em outubro, renovando sua mínima em 11 meses. No ano, perde 13,04%.

O volume financeiro nesta sexta-feira somou 33,3 bilhões de reais.

“O Ibovespa encerra o quarto mês consecutivo de baixa, com um cenário completamente indefinido nas pautas econômicas e políticas”, afirmou o analista Régis Chinchila, da Terra Investimentos.

De acordo com ele, fatores como a pressão inflacionária e o aumento dos juros e incertezas em questões como a 💥️PEC dos Precatórios, Auxílio Brasil, entre outros, se refletem em cautela dos investidores e corroboram uma imprevisibilidade crescente, com diminuição na busca pelo risco na renda variável.

Chinchila destacou que há setores bem depreciados, como o de bancos e commodities, que podem impulsionar o Ibovespa para uma recuperação para final do ano. “Para tanto, é fundamental definições como Orçamento 2022 para que as empresas tenham algum horizonte e reforcem suas expectativas futuras”, afirmou ele.

Uma bateria de resultados corporativos também repercutiu na bolsa paulista, que outra vez acompanhou Wall Street, onde a tônica foram os resultados de empresas como Apple e Amazon pressionando negativamente após seus respectivos balanços.

💥️Ainda assim, o S&P 500 e o Nasdaq fecharam no azul, tocando máximas históricas no intradia, embalados pelo desempenho da Microsoft. O S&P 500 subiu 0,19% e o Nasdaq avançou 0,33%. No mês, acumularam ganhos de 6,91% e 7,27%, respectivamentes.

Destaques

💥️Vale (💥️VALE3) recuou 2,84%, com o resultado do terceiro trimestre ficando aquém das expectativas, com queda do lucro na base trimestral. Nem o programa de recompra de ações evitou o ajuste negativo.

No setor, 💥️Usiminas (💥️USIM5) tombou 7,54%, também na frustração com o balanço da companhia.

💥️Petrobras (💥️PETR4) caiu 5,9%, com receios ligados à possível greve de caminhoneiros anunciada para a próxima semana e declarações de Bolsonaro de que a companhia não pode ter lucro tão alto, o que ofuscou o resultado bem acima do esperado e anúncio de dividendo, além de melhora no nível de endividamento.

💥️Alpargatas (💥️ALPA4) desabou 10,56%, mesmo com a alta de 34% do lucro no terceiro trimestre, em parte devido à melhora da linha financeira e de efeito positivo de operações descontinuadas.

O Bradesco BBI considerou os números razoáveis, e se frutrou com o desempenho das operações internacionais.

💥️Minerva (💥️BEEF3) valorizou-se 7,15%, com empresas de proteínas em forte alta, em meio a expectativas para resultados trimestrais.

A companhia reporta os números em 4 de novembro.

💥️ JBS (💥️JBSS3) subiu 4,19% e 💥️BRF (💥️BRFS3) ganhou 2,11%. Ambas divulgam balanço dia 10.

💥️Marfrig (💥️MRFG3), que já mostrou seus dados, subiu 5,33%.

💥️Fleury (💥️FLRY3) avançou 2,67%, apesar da queda no lucro do terceiro trimestre ano a ano, para 103,5 milhões de reais.

Para a equipe do Safra, foram resultados fortes, uma vez que a melhor comparação deve ser a da base trimestral devido à estrutura de custos atipicamente baixa um ano antes.

💥️Suzano (💥️SUZB3) fechou em alta de 0,65%, após aumento no resultado operacional do terceiro trimestre e expansão de cerca de 11% na capacidade de sua futura fábrica em Ribas do Rio Pardo (MS).

Executivos da Suzano disseram esperar custo de produção estável nos próximos trimestres e recuperação na China.

💥️Bradesco (💥️BBDC4) e 💥️Itaú Unibanco (💥️ITUB4) recuaram 2,88% e 2,35%, respectivamente, tendo no radar os respectivos resultados do terceiro trimestre na próxima semana.

O que você está lendo é [Ibovespa perde 6,7% em outubro com risco fiscal e acumula queda de 13% em 2023].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...