Bélgica detecta primeiro caso de nova variante da Covid-19 na Europa

Coronavírus

Marc Van Ranst, cujo laboratório trabalha em estreita colaboração com o órgão de saúde pública da Bélgica, Sciensano, disse no Twitter que a variante foi encontrada em um viajante que voltava do Egito para a Bélgica em 11 de novembro (Imagem: Pixabay/BlenderTimer)

A 💥️Bélgica detectou o primeiro caso confirmado na Europa da nova variante da 💥️Covid-19 nesta sexta-feira e, ao mesmo tempo, anunciou medidas restritivas destinadas a conter uma quarta onda de infecções por coronavírus que se espalha rapidamente.

O ministro da Saúde da Bélgica, Frank Vandenbroucke, disse em uma coletiva de imprensa que um caso da variante B.1.1.529 foi encontrado em uma pessoa não vacinada que desenvolveu sintomas e testou positivo em 22 de novembro.

“É uma variante suspeita. Não sabemos se é uma variante muito perigosa”, disse ele.

A nova variante do coronavírus, detectada pela primeira vez na 💥️África do Sul, causou alarde global, com 💥️UE e 💥️Reino Unido entre aqueles que estão endurecendo o controle sobre as fronteiras, enquanto pesquisadores buscam descobrir se a mutação é resistente à vacina.

O laboratório nacional de referência da Bélgica disse que a pessoa infectada era uma jovem adulta que desenvolveu sintomas 11 dias após retornar de uma viagem ao 💥️Egito via 💥️Turquia. Ela tinha sintomas semelhantes aos da gripe, mas nenhum sinal de doença grave até o momento.

Nenhum dos membros de sua casa desenvolveu sintomas, mas estão sendo testados.

A nova variante surge em um momento em que Bélgica e muitos outros países europeus estão lutando contra um aumento nas infecções por coronavírus.

O primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, anunciou que as casas noturnas serão fechadas e bares e restaurantes deverão encerrar às 23h por três semanas a partir de sábado, e ter no máximo seis pessoas por mesa.

A pressão sobre o serviço de saúde está aumentando, disse De Croo em uma coletiva de imprensa, acrescentando: “Se não tivéssemos uma taxa de vacinação tão alta hoje, estaríamos em uma situação absolutamente drástica”.

Segundo as novas regras, festas e reuniões privadas também estão proibidas, a menos que sejam para casamentos ou funerais, e os belgas terão que fazer compras sozinhos.

Os ministros da Saúde do país se reunirão no sábado para discutir a aceleração da distribuição de doses de reforço da vacina.

O que você está lendo é [Bélgica detecta primeiro caso de nova variante da Covid-19 na Europa].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...