BCE deve continuar comprando títulos até 2022 e poderia retomar PEPP, diz Guindos a jornal

“Estou confiante de que essas compras líquidas continuarão ao longo do próximo ano. Além disso, não sei”, disse Luis de Guindos (Imagem: Andersen/Pool via REUTERS)

O 💥️Banco Central Europeu (BCE) deve continuar comprando títulos até 2022 para impulsionar a 💥️economia do bloco e pode até retomar as compras emergenciais da pandemia (programa conhecido como PEPP) após seu fim, em março do ano que vem, disse o vice-presidente da autoridade monetária, 💥️Luis de Guindos, ao jornal francês Les Echos nesta terça-feira.

Os comentários indicam que nenhum aumento de juros ocorrerá no próximo ano, já que a orientação de política monetária do BCE estipula que qualquer alta nos custos dos 💥️empréstimos só acontecerá “pouco depois” do término da flexibilização quantitativa, nome atribuído às compras de ativos.

Mas Guindos foi mais cauteloso em relação a 2023, em contraste com a autoridade espanhola Pablo Hernández de Cos, que na segunda-feira previu que não haverá aumento de juros por “algum tempo” após o fim do ano que vem, uma postura bastante “dovish”, ou inclinada à manutenção de condições estimulativas.

“Estou confiante de que essas compras líquidas continuarão ao longo do próximo ano. Além disso, não sei”, disse.

Ele também assumiu posição relativamente tranquila em relação à variante 💥️ômicron da 💥️Covid-19, argumentando que a economia do bloco se adaptou bem à vida pandêmica e que a vacinação está progredindo.

O que você está lendo é [BCE deve continuar comprando títulos até 2022 e poderia retomar PEPP, diz Guindos a jornal].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...