Seleção BB: Analistas destacam descontos na Bolsa e indicam suas ações para 2022
O mercado brasileiro enfrentará alta volatilidade não só por conta das eleições, mas também devido a questões fiscais e à crescente inflação (Imagem: Reuters/Rahel Patrasso)
“Cautela” será a principal palavra para os mercados no próximo ano. De acordo com o 💥️BB Investimentos, o movimento da Bolsa brasileira deve seguir, como em 2023, o humor da economia global, que deve refletir a pressão do aumento de 💥️juros em países desenvolvidos e as expectativas de um crescimento menor por parte da 💥️China.
O cenário local não deve ficar mais tranquilo. O mercado enfrentará alta volatilidade não só por conta das eleições, mas também devido a questões fiscais e à crescente 💥️inflação.
Ainda assim, o BB destaca que o mercado de ações brasileiro guarda boas oportunidades para 2022.
“Mesmo que a tônica sugira cautela na primeira metade de 2022, o nível de desconto das companhias no Brasil não pode ser desconsiderado”, afirmam analistas da instituição.
Segundo o BB, considerando o bom ritmo do processo de vacinação no Brasil, o país pode apresentar impactos de redução de mobilidade menos intensos ao que se encontra atualmente na Europa.
O BB defende que é possível se antecipar ao movimento de recuperação da Bolsa. Para ajudar o investidor a montar sua carteira para o próximo ano, a instituição preparou uma lista com os setores mais quentes de 2022. Confira:
Setor financeiro
A inadimplência e o aumento da competição devem atingir em cheio os 💥️bancos. Porém, o BB enxerga duas boas opções para investir: 💥️BTG Pactual (💥️BPAC11) e 💥️Santander (💥️SANB11). São, na avaliação dos analistas, empresas que operam com as melhores rentabilidades da indústria bancária, enquanto crescem a um ritmo sustentável.
O BB Investimentos tem como principal indicação no segmento de seguros a Caixa Seguridade (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
No entanto, o segmento que deve se destacar é o de 💥️seguros, fortemente impactado pela pandemia em 2023. Segundo o BB, as ações de empresas com melhor eficiência nos negócios de subscrição (✅underwritting) devem despontar.
“A elevação do crédito para o próximo ano também deve ajudar mais as companhias que atuam dentro de um ecossistema bancário (bancassurance)”, acrescenta.
Para o segmento de seguros, o BB tem como principal indicação a 💥️Caixa Seguridade (💥️CXSE3).
Commodities
💥️Siderurgia e empresas de óleo e gás devem ser destaque entre as 💥️commodities em 2022. Na avaliação do BB, as siderúrgicas continuarão aproveitando a demanda aquecida nos 💥️Estados Unidos e na 💥️Europa. Além disso, a redução na produção de aço pela China pode sustentar os preços em patamares elevados em boa parte dos mercados.
Em siderurgia, as principais apostas vão para 💥️Gerdau (💥️GGBR4) e 💥️CSN (💥️CSNA3).
Já entre as petroleiras, 💥️Petrobras (💥️PETR4) é o principal nome dos analistas. Além de pagar bons 💥️dividendos, a estatal deve seguir aproveitando as boas condições proporcionadas pelos elevados preços de 💥️petróleo. Em distribuição de 💥️combustíveis, 💥️Vibra Energia (💥️BRDT3) está bem posicionada.
As commodities agrícolas também devem aproveitar um bom ano. Destaque para a 💥️SLC Agrícola (💥️SLCE3), que conta com uma boa estratégia de hedge cambial e continuará aproveitando os preços elevados dos produtos.
A JBS deve se sair bem em 2022, apoiada pela demanda aquecida e pelo consumo resiliente de frango e suínos em detrimento da carne bovina no mercado doméstico (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker/File Photo)
As empresas do setor de proteína animal estão entre os setores que vão prosperar em 2022. Para o BB, a 💥️JBS (💥️JBSS3) provavelmente se sairá melhor, com o desempenho apoiado pela demanda aquecida e pelo consumo resiliente de frango e suínos em detrimento da carne bovina no mercado doméstico.
Apesar da postura neutra para as mineradoras, o BB indica 💥️Vale (💥️VALE3).
Infraestrutura
As elétricas, em especial as distribuidoras, ainda estão se recuperando do aumento da inadimplência durante a pandemia. No entanto, os analistas veem bom ponto de entrada para as hidrelétricas, que sofreram bastante com a crise hídrica. Já as transmissoras continuam entregando o crescimento contratado nos leilões de 2016 a 2023.
O nome favorito do BB no setor de 💥️energia elétrica é a 💥️Alupar (💥️ALUP11).
Em 💥️saneamento, a instituição recomenda olhar para a 💥️Copasa (💥️CSMG3).
Em 💥️transportes, as principais indicações são: (i) 💥️Azul (💥️AZUL4), sob expectativa de maior tração no segundo semestre de 2022; (ii) 💥️Localiza (💥️RENT3), diante da fusão com 💥️Unidas (💥️LCAM3), e (iii) 💥️Simpar (💥️SIMH3), que possui um portfólio diversificado e grande potencial de crescimento nas áreas de locação de veículos, 💥️logística e concessões.
Consumo
Não desista da ação: analistas do BB Investimentos ainda têm Magalu como uma das melhores indicações no setor de varejo (Imagem: Divulgação/Magazine Luiza)
O BB está otimista com os varejistas, apesar da desaceleração do consumo observada no terceiro trimestre do ano. 💥️Americanas S.A. (💥️AMER3), 💥️Lojas Renner (💥️LREN3), 💥️Magazine Luiza (💥️MGLU3) e 💥️Grupo SBF (💥️SBFG3) são as ações indicadas pela instituição.
“Entendemos que as ações do setor devem voltar ao radar do investidor à medida que observamos sinais de gradual melhoria das vendas e inflação, bem como perspectivas de um afrouxamento monetário”, comenta.
Para construtoras, 💥️shopping centers, 💥️educação e 💥️saúde, a perspectiva dos analistas é neutra. Porém, o BB tem sugestão em 💥️MRV (💥️MRVE3), 💥️Multiplan (💥️MULT3) e 💥️Rede D’Or (💥️RDOR3).
Disclaimer
✅O 💥️Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.
O que você está lendo é [Seleção BB: Analistas destacam descontos na Bolsa e indicam suas ações para 2022].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments