Audiência pública discute vacinação contra covid-19 em crianças

O 💥️Ministério da Saúde promove nesta terça-feira (4), a partir das 10h, uma audiência pública para discutir a vacinação contra a 💥️covid-19 de crianças com idade entre 5 e 11 anos.

O debate será na sede da 💥️Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em Brasília.

Representantes da pasta e especialistas de entidades ligadas ao tema discutem a inclusão da faixa etária no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

Até o momento, somente pessoas com 12 anos ou mais podem se imunizar contra a doença no Brasil.

Nessa segunda-feira (3), o 💥️ministro da Saúde,💥️ Marcelo Queiroga, disse que as doses para crianças de 5 a 11 anos 💥️devem começar a chegar ao Brasil na segunda quinzena de janeiro.

O laboratório 💥️Pfizer, fabricante do imunizante, confirmou o prazo previsto pela pasta.

Anvisa

Há duas semanas, a 💥️Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu aval para a aplicação da vacina da Pfizer em crianças na faixa etária em questão. Diante disso, o ministério liberou a vacinação para o público infantil, mediante apresentação de prescrição médica.

Até o momento, pelo menos 20 estados e o 💥️Distrito Federal já adiantaram que não vão exigir o pedido médico no ato da vacinação. São eles: 💥️Acre, 💥️Bahia, 💥️Ceará, 💥️Espírito Santo, 💥️Goiás, 💥️Maranhão, 💥️Mato Grosso, 💥️Mato Grosso do Sul💥️, Minas Gerais, 💥️Pará, 💥️Paraíba, 💥️Paraná, 💥️Pernambuco, 💥️Piauí, 💥️Rio Grande do Norte, 💥️Rio Grande do Sul, 💥️Rio de Janeiro, 💥️Santa Catarina, 💥️São Paulo e 💥️Sergipe.

Médicos

Em nota, a Associação Médica Brasileira (AMB) defendeu a vacinação de crianças de 5 a 11 anos. Segundo a entidade, a autorização da Anvisa para a aplicação do imunizante segue os mesmos critérios de segurança e eficácia utilizados para as demais faixas etárias.

“Enfatizamos que crianças podem também serem acometidas pela Síndrome Inflamatória Multissistêmica associada ao SARS-Cov-2; desenvolverem sequelas e covid longa. Portanto, a vacinação é essencial para reduzir/evitar sofrimento, hospitalizações e mortes”, declarou a AMB.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também divulgou nota técnica em que defende uma análise técnica rigorosa por parte da Anvisa no processo de autorização do imunizante. A entidade destacou que a vacinação infantil já foi iniciada em outros países e é considerada ferramenta fundamental no controle da pandemia.

Consulta pública

No último domingo (2), o ministério encerrou uma consulta pública sobre a vacinação de crianças contra a covid-19. A proposta, segundo a pasta, era “informar e conhecer as dúvidas e contribuições da sociedade científica e da população” sobre o tema.

Ainda de acordo com o governo federal, a inclusão da faixa etária no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação deverá priorizar crianças com deficiência permanente ou comorbidades e as que vivem com pessoas com alto risco para evolução grave de covid-19.

No caso de crianças sem comorbidade, a ordem de prioridade vai das mais velhas para as mais novas, iniciando com o grupo de 10 e 11 anos.

Supremo

A consulta pública foi contestada no💥️ Supremo Tribunal Federal (STF) pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos.

Na última sexta-feira (31), a ministra 💥️Cármen Lúcia deu prazo de cinco dias para que o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Marcelo Queiroga prestem informações.

A confederação quer que o Supremo determine à União que a vacinação do público infantil passe a ser obrigatória e que a faixa etária seja incluída com urgência no Plano Nacional de Imunizações.

O que você está lendo é [Audiência pública discute vacinação contra covid-19 em crianças].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...