Radar do mercado: O que importa para a bolsa hoje, segundo 4 analistas

Banco central da China

BC chinês decidiu pela redução da chamada taxa de empréstimos de médio prazo, de 2,95% para 2,85%, como forma de impulsionar a retomada da economia. (Imagem: REUTERS/Jason Lee/File Photo)

Em dia sem negociação nos 💥️Estados Unidos por causa do feriado de Martin Luther King Jr, os mercados devem repercutir os dados da economia chinesa, segundo relatórios de abertura das corretoras nesta segunda-feira (17).

O Ibovespa futuro caía 0,46% pela manhã, com alta de 0,6% na Europa. Na China, o índice CSI 300 encerrou o pregão com avanço de 0,9%, impulsionado por surpresa positiva do PIB do país, que cresceu 4% no último trimestre de 2023.

Veja o que esperar do mercado nesta segunda, de acordo com quatro corretoras.

Commcor: Afrouxamento de política monetária

A Commcor diz que o destaque do dia é 💥️China, não apenas pelos importantes indicadores divulgados ontem, “mas também por algumas inesperadas medidas de afrouxamento da política monetária pelo PBoC (o banco central do país)”.

O BC chinês decidiu pela redução da chamada taxa de empréstimos de médio prazo, de 2,95% para 2,85%, como forma de impulsionar a retomada da economia. A autoridade monetária também cortou em 1 ponto base a taxa de recompra reversa de 7 dias, agora a 2,1%.

O posicionamento, segundo a Commcor, vai diretamente na contramão dos observados pelo Fed, BoE na Inglaterra e o BCE na Europa, “todos esses em claro combate à realidade de tracionada inflação”.

“A abertura local deve acompanhar o sentimento positivo do exterior, tendo como destaque o IGP-10 em alta de 1,79%, acima do avanço de 1,61% esperado”, destaca.

A corretora lembra ainda que o Focus trouxe modestas elevações no IPCA 2022, de alta de 5,03% para avanço de 5,09% e manutenção das expectativas para Selic de 11,75% ao fim deste ano e 8% ao fim de 2023.

XP: Senado dos EUA em foco

Segundo a 💥️XP Investimentos, nos EUA direitos de voto e as regras do Senado permanecem em foco na agenda parlamentar e cresce a pressão no Congresso por nova rodada de auxílio.

O líder da maioria democrata na Casa, Chuck Schumer, afirmou que o recesso planejado para terça-feira (19) deve ser postergado para trazer os temas à pauta, lembra a corretora. No entanto, sem apoio dos senadores Joe Manchin e Krysten Sinema, a expectativa segue sendo negativa para aprovação.

“Reiteramos que a nova aposta de Biden reflete a dificuldade de seu governo em avançar pautas no Congresso, mesmo com maioria nas duas Casas”, diz a XP. “Nesse contexto, crescem as preocupações no partido democrata sobre a eleição parlamentar de novembro”.

A corretora destaca que, em paralelo, cresce a pressão no Congresso por nova rodada de auxílio em meio a nova onda de covid-19.

BB Investimentos: Incerteza no funcionalismo público

O BB Investimentos sublinha que as atenções dos agentes seguem voltadas para o ambiente de incertezas gerado pela pressão do funcionalismo público federal por reajustes salariais.

“O tema segue gerando preocupações por possíveis novos impactos nas contas públicas e eventuais pressões inflacionárias, dado que já há sinalizações de paralização de algumas categorias a partir da próxima semana (18)”.

No mais, segundo o banco, seguem no radar a provável pressão política por mais gastos em um ano eleitoral, os receios de aumento de despesas provocadas por uma nova onda da pandemia e o noticiário em torno do Orçamento de 2022 que precisa ser sancionado ou vetado até a próxima sexta (21).

Para o BB, os ativos devem apresentar volatilidade e operar mistos, com o Ibovespa em alta, seguindo o movimento das demais bolsas globais e commodities. Já o dólar e a curva de juros devem apresentar um viés de cautela diante dos fatores domésticos, diz.

Rico: Orçamento e inflação

A 💥️Rico comenta que no Brasil o assunto é orçamento ou inflação. “Jornais leves no final de semana repercutiram o fim do congelamento do ICMS sobre combustíveis, anunciado por governadores na sexta-feira, e que entrará em prática a partir de fevereiro”.

A corretora diz que a expectativa é que medida gere leve alta de preços dos combustíveis.

O que você está lendo é [Radar do mercado: O que importa para a bolsa hoje, segundo 4 analistas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...