Nubank (NUBR33): Alta da inadimplência coloca ação em risco, diz BTG
Executivos do Nubank já projetam alta da inadimplência para os patamares de piores do que antes da pandemia (Imagem: Money Times/ Gustavo Kahil)
Uma possível elevação na inadimplência poderá pesar ainda mais para os papéis do 💥️Nubank (💥️NU), afirma o 💥️BTG Pactual em rápido relatório enviado a clientes.
Desde o seu IPO, a ação do Nubank acumula queda de 20%, tendo em vista a possível alta dos juros nos Estados Unidos, que afeta empresas do setor de tecnologia.
Os analistas Eduardo Rosma, Ricardo Buchpiguel e Thiago Paura se encontraram com o CFO e Head de RI (relações com investidores) da 💥️fintech para falar sobre as perspectivas para os próximos anos.
Segundo o trio, os executivos já estão precificando uma piora na inadimplência, possivelmente atingindo níveis superiores a antes da pandemia.
“E caso o cenário piore ainda mais, o banco digital estaria disposto a desacelerar crescimento, uma vez que a preocupação é com a geração de valor no LP”, dizem.
Para eles, a história e estratégia do Nubank são interessantes, mas os analistas temem que a combinação de um valuation extremamente elevado e um timing desfavorável torne a ação muito arriscada.
“Com um cenário mais adverso, levando possivelmente a menores taxas de crescimento ou aumento de inadimplência, preferimos ficar neutros”, completam.
💥️A alta da inadimplência também foi abordada pelo 💥️Itaú BBA, que iniciou a cobertura das ações com recomendação equivalente à venda.
A equipe de analistas recorda que o brasileiro entra em 2022 com créditos 30% acima dos níveis do ano passado.
No entanto, a geração de empregos e os salários não estão acompanhando essa elevação.
O resultado? Alta inadimplência.
“Esperamos que os indicadores comecem a subir no primeiro ou segundo trimestre de 2022, e para o platô nos níveis de 2023. O caminho adiante se moverá de acordo com como a imagem macro de médio prazo evolui”, conclui.
Além disso, a baixa renda, principal segmento de clientes do Nubank, deverá sofrer primeiro e mais com a deterioração econômica.
💥️Quando chegará o lucro?
Analistas do 💥️UBS BB projetam uma boa performance por parte dos 💥️bancos na temporada de resultados do quarto trimestre de 2023, com tendências operacionais positivas, principalmente nas margens.
No caso do Nubank, o UBS acredita que o primeiro trimestre de resultados depois que a companhia se tornou uma empresa de capital aberto 💥️deve ser marcado por uma forte expansão na base de clientes e números ajustados perto do ✅breakeven (ponto em que não há mais prejuízo, mas também não tem lucro).
“Acreditamos que o Nubank provavelmente mostrará alguns itens não recorrentes que devem afetar o lucro reportado pelo banco (despesas com 💥️IPO e remuneração baseada em ações). Assim, esperamos perdas reportadas de US$ 130 milhões (ou US$ 15 milhões ajustadas por eventos não recorrentes)”, avaliam os analistas.
O que você está lendo é [Nubank (NUBR33): Alta da inadimplência coloca ação em risco, diz BTG].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments