O que é a Braskem (BRKM5), empresa da qual a Petrobras (PETR4) está vendendo ações

Funcionários, Braskem

Petroquímica é fruto da integração das empresas Copene, OPP, Trikem, Proppet, Nitrocarbono e Polialden (Imagem: LinkedIn/Braskem)

A 💥️Braskem (💥️BRKM5), em processo para ser vendida pelos acionistas 💥️Petrobras (💥️PETR3;💥️PETR4) e Novonor (ex-Odebrecht), está entre as maiores petroquímicas do mundo.

Criada em 2002 a partir da integração das empresas Copene, OPP, Trikem, Proppet, Nitrocarbono e Polialden, a companhia global teve suas ações listadas na 💥️B3 (💥️B3SA3) no mesmo ano.

Em 2004, as 💥️ADRs (American Depositary Receipts, recibos de ações de empresas estrangeiras negociada nos 💥️Estados Unidos) da companhia começaram a ser negociadas na Bolsa de Valores de Nova York (💥️Nyse).

Produção

A Braskem conta com unidades industriais no Brasil (petroquímicos básicos & uso de nafta ou gás como matéria-prima de produção de eteno e co-produtos; poliolefinas & uso de eteno e propeno para produção de PE e PP; e vinílicos & uso de cloro-soda e eteno para produção de PVC), EUA, 💥️Alemanha e 💥️México.

Ela é líder em produção de resinas termoplásticas (PE [polietileno], PP [prolipopileno] e PVC) e biopolímeros de PE a partir de matéria-prima renovável. A companhia também é a maior produtora de PP na América do Norte e lidera a produção de PE no México.

Parcerias e aquisições

Em 2006, a Braskem comprou a Politeno, terceira maior produtora de PE no Brasil. No ano seguinte, a companhia adquiriu os ativos químicos e petroquímicos do Grupo Ipiranga, incluindo o controle da Copesul.

Em 2009, a aprovação da incorporação da Petroquímica Triunfo pela Braskem foi aprovada. No mesmo ano, foi criada a joint-venture Braskem-Idesa para a implementação de um projeto petroquímico no México, posteriormente inaugurada em 2016. Recentemente, a empresa foi palco de desentendimentos entre a Braskem e o governo mexicano.

Em 2010, a companhia deu início ao seu processo de internacionalização ao adquirir as plantas de PP da Sunoco nos EUA. A expansão no exterior seguiu em 2011 com a compra de plantas de PP da Dow Chemical nos EUA e na Alemanha. A Braskem passou a ser a maior produtora da resina no mercado norte-americano.

Nos últimos anos, a Braskem realizou esforços para expandir suas operações nos EUA, inaugurando novas plantas para fortalecer sua posição no país.

Acionistas

Braskem

Novonor e Petrobras possuem, respectivamente, 50,1% e 47% do capital votante da Braskem e 38,3% e 36,1% do capital social da empresa (Imagem: LinkedIn/Braskem)

A Braskem definirá nesta quinta-feira (27) o preço por ação da oferta secundária de ações que abrirá caminho para a saída da Petrobras e da Novonor da companhia.

A Novonor e a Petrobras possuem, respectivamente, 50,1% e 47% do capital votante da Braskem e 38,3% e 36,1% do capital social da empresa.

As duas acionistas planejam vender até 154,9 milhões de ações preferenciais da companhia em uma oferta que pode levantar mais de R$ 8 bilhões.

A companhia está em processo de migração para o Novo Mercado, nível mais alto de governança corporativa da B3. A Braskem disse que já atingiu todos os requerimentos para ingressar no Novo Mercado, sendo eles:

As ações da Braskem têm sido bastante pressionadas nas últimas semanas. Desde o anúncio do pedido de registro da oferta de ações, em 14 de janeiro, os papéis da petroquímica caíram mais de 10%. No mesmo período, o 💥️Ibovespa acumulou uma valorização de 7%.

O que você está lendo é [O que é a Braskem (BRKM5), empresa da qual a Petrobras (PETR4) está vendendo ações].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...