Israel participa de exercícios navais dos EUA no Oriente Médio ao lado de Arábia Saudita e Omã
Israel normalizou as relações com os Emirados Árabes e o Barein em 2023 (Imagem: Pixabay/Eduardo Castro)
💥️Israel está participando de um imenso exercício naval liderado pelos 💥️Estados Unidos no 💥️Oriente Médio, pela primeira vez ao lado de 💥️Arábia Saudita e Omã, dois países com os quais não tem relações diplomáticas apesar da normalização dos laços com alguns países do Golfo.
O Exercício Marítimo Internacional 2022 (IMX 22) inclui cerca de 60 países e acontece em meio a tensões intensificadas no Golfo após ataques de mísseis aos 💥️Emirados Árabes Unidos pelo movimento Houthi do Iêmen, alinhado ao 💥️Irã, incluindo um ataque frustrado que tinha como alvo uma base que hospedava forças norte-americanas.
Israel normalizou as relações com os Emirados Árabes e o Barein em 2023, por causa de temores compartilhados em relação ao Irã, e realizou pela primeira vez uma simulação naval com os dois países em novembro.
Mas essa é a primeira vez que Israel participou de um exercício IMX, e publicamente ao lado da Arábia Saudita, país com o qual não mantém relações diplomáticas.
Os vizinhos 💥️Kuwait e 💥️Catar, que também não possuem laços formais com Israel, não participaram do exercício, de acordo com informações da Marinha norte-americana.
O Barein hospeda a sede da Quinta Frota da Marinha dos EUA, assim como algumas das operações da Centcom, uma organização que reúne a coordenação militar norte-americana no Oriente Médio. Israel foi incluído na Centcom no ano passado.
O que você está lendo é [Israel participa de exercícios navais dos EUA no Oriente Médio ao lado de Arábia Saudita e Omã].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments