G20 vai alertar sobre impactos de aperto monetário
E ao mesmo tempo acho que os mercados emergentes dirão que estão trabalhando para aumentar sua resiliência dos mercados financeiros (Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Os mercados emergentes precisam se preparar para o aperto monetário nos 💥️Estados Unidos e na 💥️Europa ao mesmo tempo em que os 💥️bancos centrais precisam ser mais claros em sua comunicação para evitar confusão, devem alertar nesta semana os líderes financeiros das 20 maiores economias do mundo.
Ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais do 💥️G20 se reunirão em Jacarta nos dias 17 e 18 de fevereiro. Divergências globais na recuperação pós-pandemia, o 💥️imposto corporativo global e o financiamento da luta contra a mudança 💥️climática estarão no topo da agenda.
“Acho que a discussão mais importante será sobre a 💥️inflação“, disse uma autoridade europeia envolvida nos preparativos para o encontro.
Questionado sobre qual poderia seria ser a mensagem do G20, ele disse: “A fórmula que será definida é de que os bancos centrais em países avançados estão cientes dos potenciais impactos nos mercados emergentes e países em desenvolvimento, e que eles terão políticas e comunicação bem calibradas sobre isso.”
“E ao mesmo tempo acho que os mercados emergentes dirão que estão trabalhando para aumentar sua resiliência dos mercados financeiros”, disse a autoridade.
Com a inflação nos Estados Unidos em máximas de várias décadas e em um nível recorde nos 19 países que usam o euro, tanto o 💥️Federal Reserve quanto o 💥️Banco Central Europeu sinalizaram que apertarão a política monetária através da diminuição de compras de títulos e de aumentos de juros.
Mas isso pode provocar uma saída de capital de mercados emergentes como 💥️Brasil, 💥️África do Sul ou 💥️Rússia, levando à depreciação de suas moedas, juros mais altos e uma recuperação mais difícil, alertou o Fundo Monetário Internacional.
O que você está lendo é [G20 vai alertar sobre impactos de aperto monetário].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments