Carreira inovadora: Veja como não estagnar em sua trajetória profissional

Rumo

A inovação na carreira auxilia a desenvolver novos caminhos e alternativas profissionais (Imagem: Jordan Scott/Unsplash)

Se sentir estagnado ou sem saber para onde ir são sentimentos comuns quando se trata de carreira, estando ela no começo, no meio ou até quando já consolidada. Diante disso muitos buscam na 💥️inovação alternativas para saírem desse lugar comum. Para isso, dicas e competências a serem desenvolvidas servem como norte para quem busca aventuras, ou, simplesmente, mudanças na carreira.  

Essa inovação pode ser pautada em algo chamado “ativos invisíveis” que concentram a capacidade de gerar transformação com aquilo que já se tem, como explica o escritor, palestrante e administrador de empresas, 💥️Alex Bonifácio. 

Bonifácio afirma ainda que querendo ou não todo mundo hoje precisa inovar: “existe uma tese que diz que as pessoas bem sucedidas, elas não foram tão geniais assim, elas só produziram tanto e erraram tanto que o índice de acerto delas aumentou”. Ou seja, o importante é tentar e os fracassos são parte desse processo de 💥️inovação, como sintetiza o escritor: “tem um professor que diz que o currículo de fracassos de uma pessoa bem-sucedida é seis vezes maior que o currículo de sucesso”.  

Esse professor é Johannes Haushofer, professor associado de psicologia em Princeton, que sintetizou o 💥️“currículo de fracassos”. Tudo começou como uma brincadeira para animar um colega que passava por um momento ruim e hoje é considerado um ótimo mecanismo de reflexão acadêmico e profissional. Ajudando, assim, quem quer inovar na carreira a partir daquilo que já fez e dos seus próprios ativos invisíveis.  

Nesse sentido, o escritor ressalta que a inovação já no início da 💥️carreira pode ser muito vantajosa devido ao “HD limpo” do profissional, pois, ele não está impactado pela “maldição do conhecimento” presente para especialistas e que provoca neles certa miopia diante das inovações devido suas certezas em relação aquilo que já sabem, ou seja, são amaldiçoados pelos seus conhecimentos já adquiridos, explica Bonifácio. 

Livros

3. Trabalhar em equipe; 

4. Saber identificar e estruturar problemas em diferentes níveis (entender de forma contextual); 

5. Trabalhar de forma sistemática e estruturando hipóteses ao redor de problemas e soluções, assim, testando para validar ou invalidar essas hipóteses (método científico).

2. Aplique e teste suas ideias, “uma ideia que não é posta em pratica não é uma ideia”, define o especialista;  

3. Preste atenção naquilo que você já tem e não naquilo que está faltando, “muitas vezes a resposta que a gente quer está no livro que está na nossa estante”, afirma o escritor.

O que você está lendo é [Carreira inovadora: Veja como não estagnar em sua trajetória profissional].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...