Rússia invade Ucrânia: UBS vê impacto sobre indústria, com aumento de preços de energia

Rússia

Ataque da Rússia na Ucrânia pode trazer impactos significativos na cadeia global de commodities (Imagem: Vadim Yakubyonok/Belta/Handout via REUTERS)

O conflito entre 💥️Rússia e 💥️Ucrânia ganhou novas proporções na madrugada desta quinta-feira (24), com o governo russo autorizando uma operação militar em áreas separatistas do leste do país ucraniano.

Analistas do mercado avaliam que as 💥️commodities devem receber os maiores impactos conforme as tensões na 💥️Europa ganham escala. De acordo com o 💥️UBS, os primeiros riscos incluem a oferta de 💥️carvão e 💥️energia no mundo.

O equilíbrio da oferta e demanda do carvão é pesadamente nivelado a qualquer embargo direto sobre o comércio da Rússia, explica o banco. O país responde por aproximadamente 15% do balanço de carvão metalúrgico e térmico do mundo, sendo responsável por 30% e 60% das importações europeias.

“Com os fundamentos já apertados, vemos uma disrupção potencialmente significativa se o comércio de carvão virar alvo (embora seja pouco provável)”, comenta o time de análise do UBS.

Na avaliação do UBS, qualquer deslocamento/mudança de rota levaria a ineficiências estruturais e aumento de preços do combustível.

Em relação à oferta de energia, os analistas lembram que a Rússia é o terceiro maior produtor de petróleo e o segundo maior produtor de 💥️gás natural do mundo.

A Europa tem vivido um cenário de aumento de preços de energia nos últimos meses, reflexo dos crescentes riscos na cadeia de distribuição.

Carvão

Equilíbrio da oferta e demanda do carvão é pesadamente nivelado a qualquer embargo direto sobre o comércio da Rússia, disse o UBS (Imagem: Reuters/Shannon Stapleton)

Metais também impactados

Segundo o UBS, a ameaça de um aumento de preços de energia como resultado do cenário atual no Leste Europeu trará impactos para a indústria e a economia em geral.

Embora menos significativas para a Rússia, os preços dos metais também acabando refletindo qualquer mudança na oferta do país.

A Rússia é responsável por cerca de 5-10% da produção global de metais básicos, com destaque para 💥️alumínio e 💥️níquel.

De acordo com o UBS, até o 💥️aço pode ser impactado, mas alumínio e zinco são os metais mais expostos à escalada dos preços de energia.

“A energia constitui quase 35% do custo para se fazer alumínio. Derreter zinco também está altamente exposto aos preços de energia”, comenta o banco.

O UBS lembra que as sanções impostas pelos EUA em 2018 sobre a empresa russa Rusal causaram interrupção significativa nos preços e na indústria do alumínio na época.

De acordo com a 💥️XP Investimentos, além de energia e metais, os 💥️alimentos têm tendência a exibir altas adicionais em seus preços com o conflito militar na Ucrânia, o que deixaria a tarefa dos bancos centrais de controlar a inflação no curto prazo ainda mais desafiadora.

Invasão na Ucrânia

A invasão na Ucrânia pode marcar o início de uma guerra na Europa, uma vez que a Rússia exige o fim da expansão da Otan para o leste.

O ataque liberado pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, ocorreu horas depois que separatistas pró-Rússia pediram que Moscou ajudasse a impedir uma suposta agressão ucraniana. Os 💥️Estados Unidos declararam o pedido como propaganda russa.

Até o momento, a Ucrânia confirmou que pelo menos 40 soldados do país foram mortos em decorrência dos bombardeios na região.

Em nota oficial, o presidente dos EUA, 💥️Joe Biden, disse que o país norte-americano e seus parceiros e aliados vão responder de “forma unida e decisiva”.

Ursula von der Leyen, presidente da 💥️União Europeia, classificou o ataque como “injustificado” e disse que responsabilizará Kremlin pelas consequências envolvendo a invasão.

Agora, várias regiões da Ucrânia servem de palco para combates entre ucranianos e tropas russas.

De acordo com o conselheiro do gabinete presidencial ucraniano, combates pesados ocorrem nas regiões de Sumy, Kharkhiv, Kherson💥️, Odessa e em um aeroporto militar perto da capital Kiev.

O que você está lendo é [Rússia invade Ucrânia: UBS vê impacto sobre indústria, com aumento de preços de energia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...