Saiba o que muda com o reconhecimento de novas profissões pelo Ministério do Trabalho
Somelier, profissional especializado em bebidas alcóolicas, é uma das 22 novas profissões reconhecidas pela CBO. (Imagem: Kym Ellis/Unsplash)
O 💥️Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) incluiu, recentemente, 22 novas 💥️profissões na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).
Com essa nova inclusão, o 💥️Brasil tem 2.269 ocupações reconhecidas pelo governo. Entre as novas profissões presentes na CBO estão somelier, profissional de organização (personal organizer), analista de e-Commerce, guarda portuário e skatista profissional.
Para tal reconhecimento são levadas em consideração informações descritas na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), demandas geradas pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), pelas associações e sindicatos (trabalhistas e patronais) e por profissionais autônomos.
Analista de e-commerce a skatista: mais de 20 novas profissões são reconhecidas pelo governo; confira
O que muda para os trabalhadores?
Esse reconhecimento pelo Ministério do Trabalho pode auxiliar na garantia desses direitos trabalhistas, explica a advogada. Sobre os próximos passos e até a criação de sindicatos, espera-se que esse reconhecimento possa evidenciar necessidades pontuais das novas categorias, de modo que a criação de sindicatos representantes geraria maior efetividade para a melhoria da condição social destes trabalhadores, como prevê a especialista. Além disso, Abud diz ser possível haver novas demandas trabalhistas como o pedido do enquadramento dos cargos e dos direitos trabalhistas decorrentes.O que você está lendo é [Saiba o que muda com o reconhecimento de novas profissões pelo Ministério do Trabalho].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments