Renault explora venda de fatia na Nissan para focar em elétricos

Renault

A própria 💥️Nissan pode estar disposta a comprar algumas das 1,83 bilhão de ações da montadora japonesa que a 💥️Renault possui (Imagem: Reuters/Sarah Meyssonnier)

A 💥️Renault estuda vender parte de sua participação na 💥️Nissan, uma medida que pode levantar bilhões de euros para sua mudança para veículos elétricos e aliviar tensões de longa data com a parceira, disseram pessoas familiarizadas com o assunto.

A própria 💥️Nissan pode estar disposta a comprar algumas das 1,83 bilhão de ações da montadora japonesa que a 💥️Renault possui, segundo as pessoas, que pediram para não serem identificadas porque as discussões não são públicas. A Renault também pode buscar outros compradores para uma parte de sua participação de 43% na Nissan, disseram.

Porta-vozes da 💥️Renault e da 💥️Nissan não quiseram comentar.

Ao reduzir sua participação no valor de cerca de 980 bilhões de ienes (7 bilhões de euros), a Renault estaria caminhando em uma linha tênue: tentar reequilibrar uma aliança de 23 anos sem desfazê-la. Uma estrutura de participação cruzada desigual  & a 💥️Nissan possui apenas 15% da Renault e não tem direito a voto & tem sido um ponto problemático para facções de executivos da 💥️Nissan há anos.

Uma venda pode ajudar a financiar uma grande mudança estrutural que o CEO da 💥️Renault Luca de Meo começou a esboçar em fevereiro.

A empresa estuda uma separação e listagem separada de sua divisão de elétricos. Seu negócio convencional poderia então unir forças com um parceiro.

Uma opção seria a chinesa Zhejiang Geely, que controla a 💥️Volvo, disseram as pessoas. A 💥️Renault fechou acordo de produção conjunta com a Geely no início deste ano para uma fábrica sul-coreana, e as duas disseram que também podem cooperar na 💥️China.

Um representante da Geely não quis comentar.

Fator Rússia

De Meo, de 54 anos, avançava nas mudanças na 💥️Renault antes da invasão da 💥️Ucrânia pela 💥️Rússia praticamente forçar a empresa a começar a sair de seu segundo maior mercado.

A retirada será cara: a montadora disse que terá um encargo não monetário no valor de 2,2 bilhões de euros (US$ 2,4 bilhões) relativo a seus ativos na Rússia, que incluem uma fábrica em Moscou. Também avalia opções para sua participação na fabricante do Lada, a AvtoVaz.

As negociações para reformular a aliança 💥️Renault& 💥️Nissan & que não foram discutidas publicamente & podem levar muitos meses, disseram as pessoas.

A divisão de veículos elétricos da Renault pode incluir ativos da 💥️Nissan, disseram as pessoas. A 💥️Nissan também seria parceira nas operações híbridas e de motores de combustão da montadora francesa, disseram eles.

As duas empresas trabalham juntas na revisão estrutural da Renault, disse o diretor financeiro Thierry Pieton a analistas na sexta-feira.

“A 💥️Nissan está por dentro”, disse Pieton. “Isso é obviamente algo que queremos discutir com eles.”

💥️✅Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. 💥️Clique aqui e siga agora nosso perfil! 

O que você está lendo é [Renault explora venda de fatia na Nissan para focar em elétricos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...