Braskem (BRKM5) ‘mais verde’ pode abrir espaço para IPO de unidade de biopolímeros?

Trabalhador em frente a tanque da Braskem em Maceió

Apesar dos avanços, o BB Investimentos destaca que grande parte dos investimentos em sustentabilidade são “embrionários” (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

A história da 💥️Braskem (💥️BRKM5) é marcada por alguns percalços no quesito 💥️ESG (sigla para Environmental, Social and Corporate Governance, que representa as melhores práticas ambientais, sociais e de governança corporativa).

O envolvimento na 💥️operação Lava Jato e a situação de 💥️afundamento de solo em Alagoas ainda são episódios associados ao nome da companhia, que tem buscado renovar sua estratégia de sustentabilidade.

Um dos seus mais recentes esforços é a assinatura de um contrato de compra de energia eólica junto à EDF Renewables do Brasil, visando contribuir com a construção de um novo complexo eólico no sudoeste da Bahia.

O contrato junto à EDF Renewables é o quinto de energia renovável de origem eólica ou solar de longo prazo que a Braskem firma em quatro anos.

O 💥️BB Investimentos destaca que a Braskem vem reforçando ao longo dos últimos anos suas apostas de crescimento na linha de produtos sustentáveis, como o 💥️polietileno verde. Além disso, a companhia tem aumentado as iniciativas de reciclagem e projetos de economia circular

Em fevereiro deste ano, por exemplo, a 💥️petroquímica adquiriu participação minoritária na Nexus Circular, no ramo de atuação de reciclagem avançada.

Além disso, a Braskem investiu R$ 130 milhões em diversos projetos, como construção de um hub de inovação e de uma linha de reciclagem mecânica em Indaiatuba, em parceria com a Valoren e desenvolvimento tecnológico e construção da primeira unidade de reciclagem avançada no Brasil, também em parceria com a Valoren.

“Em suma, a Braskem tem avançado em tópicos estratégicos para atingir suas metas de longo prazo, envolvendo a redução de suas 💥️emissões de CO2 (em 15% até 2030 e se tornar carbono neutro até 2050), ampliação do uso de matrizes energéticas limpas em suas operações e desenvolvimento de soluções sustentáveis em economia circular”, afirma Daniel Cobucci, em relatório divulgado na terça-feira (19).

Com a pressão da mídia e dos investidores, o analista avalia a possibilidade de um anúncio de parceria financeira mais relevante por parte da Braskem.

“Faria sentido caso isso ocorresse no formato de um 💥️IPO do negócio de 💥️biopolímeros, em nossa opinião”, diz Cobucci.

Só no começo

Apesar dos avanços, o BB Investimentos destaca que grande parte dos investimentos em sustentabilidade são “embrionários” e “devem gerar resultados mais substanciais ou impactos em custos/diversificação somente em alguns anos”.

A instituição destaca que investimentos em pesquisa e desenvolvimento são onerosos e demoram para produzir resultados, mas o formato adotado pela Braskem (via parcerias, aquisições e investimentos diretos) é “promissor como potencial embrião de tecnologias que podem se tornar essenciais para a atuação no setor”.

O BB Investimentos tem recomendação neutra e preço-alvo estimado para 2022 de R$ 62 à ação.

O que você está lendo é [Braskem (BRKM5) ‘mais verde’ pode abrir espaço para IPO de unidade de biopolímeros?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...