Rússia renova ataque a Mariupol e mísseis atingem Odessa, diz Ucrânia

Mariupol

Maior batalha do conflito já dura semanas, conforme a Rússia tenta capturar uma cidade vista como crucial para suas tentativas de ligar a região leste de Donbas à Crimeia. (Imagem: Donetsk/Divulgação via REUTERS)

A 💥️Rússia retomou seu ataque aos últimos defensores ucranianos escondidos numa siderúrgica gigante em 💥️Mariupol, disse uma autoridade ucraniana neste sábado, dias depois de Moscou declarar vitória na cidade portuária do sul e ter dito que suas forças não precisavam tomar a fábrica.

As forças russas estavam atacando o complexo de Azovstal com ataques aéreos e tentando invadi-lo, disse o assessor presidencial Oleksiy Arestovych, acrescentando que “o inimigo está tentando estrangular a resistência final dos defensores de Mariupol”.

A maior batalha do conflito já dura semanas, conforme a Rússia tenta capturar uma cidade vista como crucial para suas tentativas de ligar a região leste de Donbas à Crimeia, a península do Mar Negro que Moscou tomou em 2014.

Dois mísseis atingiram uma instalação militar e dois edifícios residenciais na cidade portuária de Odessa, no Mar Negro, e mais dois foram destruídos, disse o comando aéreo sul das forças armadas ucranianas. O assessor presidencial ucraniano Andriy Yermak disse que cinco pessoas morreram e 18 ficaram feridas.

O número de mortos não pôde ser verificado de forma independente. O último grande ataque em ou perto de Odessa foi no início de abril.

“O único objetivo dos ataques com mísseis russos em Odessa é o terror”, escreveu o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, no Twitter. A Rússia nega atacar civis em sua “operação militar especial” que começou em 24 de fevereiro.

O Ministério da Defesa da Rússia disse na sexta-feira que os soldados restantes em Mariupol foram “bloqueados com segurança” na siderúrgica. Na quinta-feira, o presidente russo 💥️Vladimir Putin declarou a cidade “libertada” e ordenou que seu ministro da Defesa bloqueasse o complexo de Azovstal “para que nem mesmo uma mosca possa passar”, em vez de tentar invadi-lo.

Arestovych disse que as tropas ucranianas no complexo Azovstal ainda estão resistindo “apesar da situação muito difícil” e estão tentando contra-ataques.

Mais de mil civis estão escondidos com os soldados na fábrica de Azovstal, segundo autoridades ucranianas.

💥️✅Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. 💥️Clique aqui e siga agora nosso perfil! 

O que você está lendo é [Rússia renova ataque a Mariupol e mísseis atingem Odessa, diz Ucrânia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...