Ibovespa ameaça perder alta acumulada em 2022 antes de decisões de política monetária

ações; fundo de ações; ibovespa futuro

Às 12:01 (de Brasília), o Ibovespa caía 1,32%, a 105.116,91 pontos, caminhando para a quarta baixa consecutiva. O volume financeiro era de 7,7 bilhões de reais (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O principal índice da bolsa brasileira caía nesta quarta-feira, em meio ao desempenho misto das ações nos 💥️Estados Unidos, à medida que o mercado aguardava por pistas sobre os novos passos da política monetária no 💥️Brasil e nos Estados Unidos em decisões de juros a serem divulgadas mais tarde.

Balanços de empresas movimentam a sessão localmente e no exterior.

Vale e B3 eram as maiores pressões ao índice, enquanto Petrobras, ajudada por preço do petróleo e expectativa por resultado, limitava as perdas.

💥️Às 12:01 (de Brasília), o 💥️Ibovespa caía 1,32%, a 105.116,91 pontos, caminhando para a quarta baixa consecutiva. O volume financeiro era de 7,7 bilhões de reais.

Pedro Paulo Silveira, gestor na Nova Futura, diz que a performance está “em linha com a cautela” antes das decisões sobre juros. “Estamos em um risk-off”, afirma.

O índice estava próximo de romper a barreira dos 104.822,44 pontos, o que representará que passou a acumular queda em 2022. O Ibovespa teve um início estelar de ano, chegando a avançar 16% ante o último pregão de 2023, mas apagou ganhos a partir de abril, especialmente por causa dos impactos da alta de juros nos EUA.

O 💥️Federal Reserve (Fed) deve anunciar às 15h uma elevação de 0,5 ponto percentual nos juros dos EUA, conforme amplamente esperado pelo mercado, o que representará uma aceleração no ritmo do aperto monetário iniciado em março. Há expectativa também pelo anúncio do começo da redução do balanço patrimonial da instituição.

O foco dos investidores, entretanto, estará na coletiva de imprensa do presidente do Fed, 💥️Jerome Powell, após o anúncio da decisão, em que buscarão sinalizações sobre o ritmo de aperto monetário a ser adotado.

No Brasil, o 💥️Banco Central (BC) anuncia a decisão de juros após o fechamento dos mercados, com estimativa majoritária de alta de 1 ponto na Selic.

A atenção dos investidores estará no comunicado, que deve detalhar o cronograma de encerramento do ciclo de alta de juros no país.

Os principais índices de ações em 💥️Wall Street operavam em direções distintas, com avanço leve do Dow Jones, mas queda de 1% do Nasdaq Composite.

💥️Destaques

💥️Petrobras (💥️PETR4) e  💥️Petrobras (💥️PETR3)subiam 1,4% e 0,8%, respectivamente, diante de alta de mais de 3% do preço do petróleo Brent, após a União Europeia propor um embargo faseado ao petróleo russo e produtos refinados da matéria-prima. A medida precisa ser aprovada pelos Estados-membros. 💥️3R Petroleum (💥️RRRP3) avançava 0,4%, depois de resultados do primeiro trimestre.

💥️PetroRio (💥️PRIO3) ganhava 1,3% antes de publicar seus números à noite. A Petrobras divulga balanço na quinta-feira.

💥️Marfrig (💥️MRFG3) cedia 6% após o frigorífico anunciar queda de 61% no lucro líquido no primeiro trimestre ano a ano, pressionado pelo aporte na BRF, ainda que o resultado operacional tenha sido recorde para o período.

💥️Vale (💥️VALE3) tinha queda de 2,5% e siderúrgicas também cediam. Parte das bolsas com negociações de commodities na Ásia seguiam fechadas.

💥️Itaú (💥️ITUB4) perdia 1,1%, em sessão sem direção comum para bancos de varejo.

💥️TIM Brasil (💥️TIMS3) reduzia 0,2%. A operadora de telecomunicações teve alta de 46,4% no lucro líquido do primeiro trimestre frente a um ano antes. A empresa ainda disse que espera praticamente dobrar patamar de dividendos em 2022 e seus executivos afirmaram que o foco será em 5G a partir de 2023.

💥️XP (💥️XP)perdia cerca de 18% em Nova York, após o lucro da empresa desacelerar entre janeiro e março com menor crescimento da base de clientes e da captação líquida, em meio a efeitos da Covid-19 e da invasão da Ucrânia pela Rússia.

💥️Klabin (💥️KLBN11) se valorizava em 3,2%, após anunciar dividendos e em meio à desvalorização do real ante o dólar, enquanto 💥️Suzano (💥️SUZB3), também beneficiada pelo câmbio, tinha ganho de 0,8%.

💥️Azul (💥️AZUL4) retraía 6,8% e 💥️Gol (💥️GOLL4) tinha baixa de 5,4%, em meio aos avanços do dólar e do petróleo.

💥️Iguatemi (💥️IGTI11) exibia baixa de 2,8% após balanço publicado na noite da véspera pressionado por desvalorização da participação da empresa na plataforma de comércio eletrônico Infracommerce. Operadoras de shopping cediam em geral.💥️ Infracommerce (💥️IFCM3), que não está no Ibovespa, afundava 9,8%.

💥️Raia Drogasil (💥️RADL3) caía 3,8%, após queda de 18% no lucro líquido ajustado do primeiro trimestre na base anual.

💥️Cielo (💥️CIEL3) devalorizava-se 2,9%, mesmo após lucro líquido recorrente subir 35,9% nos três primeiros meses do ano em comparação ao mesmo período de 2023.

💥️Receba as newsletters do Money Times!

💥️Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. 💥️Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

O que você está lendo é [Ibovespa ameaça perder alta acumulada em 2022 antes de decisões de política monetária].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...