Privatização da Eletrobras (ELET6): Vale a pena usar o FGTS para investir na companhia?
“No longo prazo, usar o FGTS para investir na Eletrobras é uma boa ideia”, diz analista (Imagem: Reprodução)
Com a finalização da última etapa do processo de privatização da 💥️Eletrobras (💥️ELET6), 💥️aprovada na quarta-feira (18) pelo Tribunal de Contas da União (TCU), um dos próximos passos para a empresa, que passará a não ter um controlador definido, é atrair novos acionistas.
Após protocolar a desestatização na 💥️CVM e na 💥️SEC, a companhia elétrica fará uma apresentação para possíveis investidores (✅roadshow), para, então, precificar as ações, e, enfim, operar na Bolsa.
Por meio dos 💥️fundos mútuos de privatização, os trabalhadores de qualquer setor com saldo no 💥️Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) poderão usar até 💥️50% do recurso para comprar ações da companhia no processo de capitalização.
Mas, afinal, vale mesmo a pena usar o FGTS investir em uma participação acionária na Eletrobras?
Histórico dos 💥️fundos mútuos de privatização
A compra das ações da Eletrobras com o FGTS é realizada por meio dos fundos mútuos de privatização, criados nos anos 2000 para possibilitar o investimento da garantia em ações de empresas estatais.
Segundo a 💥️Caixa Econômica, os recursos do FGTS já foram utilizados anteriormente para investir na 💥️Petrobras, durante os processos de capitalização em 2000 e 2010, e da 💥️Vale do Rio Doce, em 2002.
No longo prazo, os investidores que apostaram nas ações da companhia naquela época viram o dinheiro do FGTS multiplicar.
Ilan Arbetman, analista de research da 💥️Ativa Investimentos, lembra da maior capitalização da Petrobras para explorar as áreas de pré-sal em 2010.
“Na época, as ações preferenciais da companhia foram precificadas em R$ 26,30. Se olharmos por preço, hoje elas valem mais de R$ 30. O ganho não foi tão grande, porém, se somados os dividendos entregues pela companhia nesse período, com certeza vemos um bom ganho para o investidor”, explica.
Vale a pena usar o FGTS para comprar ações da Eletrobras?
Na análise de Virgilio Lage, especialista da 💥️Valor Investimentos, usar o FGTS para investir na Eletrobras é uma boa ideia.
“Tendo em vista uma Eletrobras privatizada, e, analisando a parte de lucros, a empresa tem um potencial de alta maior do que ela tem hoje, sendo empresa pública”, afirma Lage.
✅O 💥️Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.
💥️Receba as newsletters do Money Times!
✅Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O 💥️Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. 💥️Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!
O que você está lendo é [Privatização da Eletrobras (ELET6): Vale a pena usar o FGTS para investir na companhia?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments