Em visita à Ásia, Biden diz que estaria disposto a usar força para defender Taiwan

Joe Biden

“Nós concordamos com a política de uma só China. Nós aderimos a ela e a todos os acordos pretendidos feitos a partir daí” (Imagem: REUTERS/Jonathan Ernst)

O presidente dos 💥️Estados Unidos, 💥️Joe Biden, disse nesta segunda-feira que estaria disposto a usar a força para defender 💥️Taiwan, em comentários críticos sobre a 💥️China na 💥️Ásia que um assessor afirmou que não representava nenhuma mudança na 💥️política dos EUA em relação à ilha.

As declarações de Biden, feitas durante sua primeira visita ao 💥️Japão desde que assumiu o cargo, e sob a observação do primeiro-ministro japonês Fumio Kishida, pareciam ser um desvio da política dos EUA da chamada ambiguidade estratégica sobre Taiwan.

A China considera a ilha democrática seu território, sob sua política de “uma só China”, e diz que é a questão mais sensível e importante em seu relacionamento com Washington.

Quando um repórter perguntou a Biden durante uma entrevista coletiva conjunta com o líder japonês se os Estados Unidos defenderiam Taiwan em caso de ataque, o presidente respondeu: “Sim”.

“Esse é o compromisso que assumimos”, disse ele.

“Nós concordamos com a política de uma só China. Nós aderimos a ela e a todos os acordos pretendidos feitos a partir daí. Mas a ideia de que pode ser tomada à força, apenas tomada à força, não é, é apenas não apropriado.”

Biden acrescentou que sua expectativa era de que tal evento não acontecesse ou fosse tentado.

Uma autoridade da 💥️Casa Branca disse mais tarde que não houve mudança na política em relação a Taiwan.

A China expressou sua “forte insatisfação e oposição” às declarações, afirmou um porta-voz do 💥️Ministério das Relações Exteriores.

O Ministério das Relações Exteriores de Taiwan agradeceu a Biden por seu apoio.

Os assessores de segurança nacional de Biden se mexiam em seus assentos e pareciam estar estudando Biden de perto enquanto ele respondia à pergunta sobre Taiwan.

Vários olharam para baixo enquanto ele fazia o que parecia ser um compromisso inequívoco com a defesa de Taiwan.

Biden fez um comentário semelhante sobre defender Taiwan em outubro.

Naquela época, um porta-voz da Casa Branca disse que Biden não estava anunciando nenhuma mudança na política dos EUA e um analista se referiu ao comentário como uma “gafe”.

Apesar da insistência da Casa Branca de que os comentários de segunda-feira não representam uma mudança na política dos EUA, Grant Newsham, coronel reformado do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA e agora pesquisador do Fórum do Japão para Estudos Estratégicos, disse que o significado é claro.

“Esta declaração merece ser levada a sério”, afirmou Newsham. “É uma declaração bastante clara de que os EUA não ficarão de braços cruzados se a China atacar Taiwan.”

Embora Washington seja obrigada por lei a fornecer a Taiwan os meios para se defender, há muito tempo segue uma política de “ambiguidade estratégica” sobre se interviria militarmente para proteger Taiwan no caso de um ataque chinês.

💥️✅Disclaimer

O 💥️Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

💥️Receba as newsletters do Money Times!imp

💥️Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. 💥️Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

O que você está lendo é [Em visita à Ásia, Biden diz que estaria disposto a usar força para defender Taiwan].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...