PIB do Brasil no 1º trimestre é destaque na semana; veja agenda para o mercado

Economia deve mostrar um crescimento robusto, favorecido ainda pela reabertura pós-pandemia. (Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil)

💥️PIB do 1º trimestre será divulgado na próxima quinta-feira (2) em meio à melhora das expectativas sobre o crescimento deste ano.

Fala de Bruno Serra, 💥️IGP-M e produção industrial também estão no radar.

Nos EUA, feriado de Memorial Day reduz a liquidez na segunda-feira (30) e payroll fecha a semana.

Redução do balanço do Fed e falas de dirigentes de bancos centrais podem influenciar a precificação de alta dos juros globais.

Mercado ainda monitora reserva de ações da 💥️Eletrobras (💥️ELET6) e debate de medidas contra inflação no Congresso.

PIB, inflação e Serra

PIB sai em 2 de junho e deve mostrar aceleração do crescimento para 1% sobre o trimestre anterior. O mercado tem elevado as projeções para a expansão no ano após surpresas positivas em dados como vendas no varejo nos meses anteriores.

A economia deve mostrar um crescimento robusto, favorecido ainda pela reabertura pós-pandemia e sob efeitos ainda limitados do aperto monetário, diz a Bloomberg Economics.

A semana também contará com produção industrial e desemprego da abertura do 2º trimestre.

Os juros futuros poderão reagir ao IGP-M de maio, que sai já na segunda-feira com expectativa de desaceleração. Também na segunda-feira, Bruno Serra, diretor de política monetária do Banco Central, está em uma live com da Kinea.

Payroll e BCs

O payroll dos 💥️EUA sai na próxima sexta-feira, com estimativa de desaceleração na criação de vagas para 325.000. Após um resultado sólido em abril, outra leitura forte poderia aumentar a pressão sobre sobre a política monetária americana.

O Fed deve começar a reduzir os US$ 8,9 trilhões do seu balanço patrimonial a partir de 1º de junho. A agenda traz outros tópicos que podem afetar as expectativas sobre os juros globais.

O 💥️Fed divulgará o livro bege e dirigentes como James Bullard falam ao longo da semana. Christine Lagarde, do BCE, Roberto Campos Neto, do 💥️BC brasileiro, e YI Gang, do PBoC, falam em painel sobre transição verde em 1º de junho.

Eletrobras

A Eletrobras inicia em 3 de junho o período de reserva de suas ações e o💥️ preço deve ser fixado em 9 de junho, após o bookbuilding.

A estatal protocolou nesta sexta-feira o pedido de registro para a oferta de ações que pode resultar na diluição da presença do governo em seu capital para menos de 50%.

A oferta pode envolver até R$ 35 bilhões, com base no preço de fechamento da ação no dia 26 de maio. Esta seria a segunda maior oferta após a da Petrobras em 2010, segundo dados da Bloomberg.

Medidas contra inflação

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que promoverá reunião de líderes na próxima semana para discutir o projeto que limita 💥️ICMS sobre preços de energia e outros segmentos. A mudança pode aliviar a inflação em mais de 1 ponto percentual.

Na Câmara, o presidente Arthur Lira descartou colocar em votação proposta que suspende reajustes na conta de luz autorizados pela💥️ Aneel, disse o Estado. O governo teria alertado que a medida quebraria contratos e afugentaria investidores.

Lira ainda discute outros projetos para baratear a energia. Uma das propostas seria usar o valor de impostos que foram cobrados indevidamente de consumidores para abater nas tarifas.

Outro projeto proíbe a cobrança de ICMS sobre as bandeiras tarifárias.

Petrobras

Arhtur Lira voltou a criticar a 💥️Petrobras (💥️PETR4) pela falta de sensibilidade com o que chamou de lucro abusivo e a falta de investimentos da empresa na economia brasileira.

Em entrevista à rádio Bandeirantes na sexta-feira, ele disse que ou a estatal é privatizada ou medidas mais duras serão tomadas.

O presidente da Câmara foi questionado sobre a privatização da empresa, mas afirmou que, no período eleitoral, com o país polarizado, é difícil uma proposta dessa ser aprovada no Congresso.

“O governo pode, por um projeto de lei ou discussão mais rápida, vender as ações que tem no 💥️BNDES, em torno de 14%, deixaria de ser majoritário”, afirmou.

💥️Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. 💥️Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

O que você está lendo é [PIB do Brasil no 1º trimestre é destaque na semana; veja agenda para o mercado].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...