Telecom Italia e CDP chegam a acordo preliminar sobre rede única de banda larga

As ações da Telecom Italia subiram até 4% no início do pregão, superando o índice blue-chip da Itália (Imagem: REUTERS/Yara Nardi)

A💥️ Telecom Italia assinou um acordo preliminar com o investidor estatal italiano CDP para combinar ativos de telefonia fixa em uma tentativa de abrir caminho para uma única rede de banda larga em todo o país, disseram as empresas na noite de domingo.

Sob o plano, a Telecom Italia vai fundir sua rede fixa com a da rival de banda larga Open Fiber, controlada pelo CDP, como parte dos esforços de recuperação da empresa por meio de uma separação completa de sua rede fixa das operações de 💥️serviços.

O acordo preliminar também foi assinado pelos fundos de infraestrutura Macquarie e KKR, que detêm participações minoritárias, respectivamente, na Open Fiber e na unidade de rede da Telecom Italia.

Tanto a KKR quanto a Macquarie serão investidores minoritários na entidade de rede única.

A KKR decidiu se juntar ao projeto Telecom Italia-CDP depois que a companhia italiana rejeitou a proposta para ser adquirida pela norte-americana por 10,8 bilhões de euros.

As ações da Telecom Italia subiram até 4% no início do pregão, superando o índice blue-chip da Itália.

A CDP, que é o segundo maior investidor da Telecom Italia, com 10% de participação, possui 60% da Open Fiber e controlará a rede combinada, segundo comunicado. As partes pretendem negociar um acordo vinculante até o final de outubro.

Um acordo estará sujeito à aprovação das autoridades antitruste nacionais e da 💥️União Europeia. Os acionistas da Telecom Italia também terão que aprovar. Analistas estimam que a conclusão da transação levará até dois anos.

A 💥️Itália deseja criar uma rede de banda larga única para evitar a duplicação de investimentos e acelerar a implantação da fibra óptica e a digitalização de sua 💥️economia.

As ações da Telecom Italia acumulam queda de 38% desde o início deste ano até o fechamento de sexta-feira.

A separação de sua infraestrutura de rede dará à Telecom Italia recursos para desenvolver serviços de dados e conectividade para consumidores e empresas, disse o presidente-executivo, Pietro Labriola, em mensagem aos funcionários vista pela Reuters nesta segunda-feira.

💥️Disclaimer

O 💥️Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O 💥️Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. 💥️Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

O que você está lendo é [Telecom Italia e CDP chegam a acordo preliminar sobre rede única de banda larga].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...