RenovaBio: em novo teste político, Comissão da Câmara pode aprovar 80% dos CBios aos produtores
Canavieiros querem receber pela entrega da cana que resulta em recursos apenas às usinas (Imagem: Reprodução/Adecoagro)
Amanhã o 💥️RenovaBio terá mais um teste político e os produtores de cana esperam mais uma vitória. Se vingar, fica aberta mais uma porta para que seja aprovadas mudanças no status do programa, prevendo repasse para os produtores dos 💥️Créditos de Descarbonização (CBios).
A Comissão de Agricultura da 💥️Câmara dos Deputados tem prevista, para as 10 horas, votação de parecer que pede 80% para os canavieiros com cana certificada e 50% sem a certificação, das receitas que as usinas auferem com a negociação dos títulos que monetizam a venda de 💥️etanol.
A aprovação na Comissão, esperada pela 💥️Feplana, entidade nacional que vem batalhando por esse pleito, torna a aprovação em plenário mais facilitada, quando for agendada pelo presidente da Casa.
Paulo Leal, presidente da entidade, e o ex-presidente, atual vice, Alexandre Lima, acreditam na “justa inclusão do produtor da biomassa no RenovaBio através do recebimento do CBios, e incentivá-lo a disponibilizar dados precisos sobre a matéria-prima por ele produzida, bem como aumentar a eficiência na economia de carbono, a ser emitido em menor quantidade consequentemente”, explicam.
Pela lei do RenovaBio, somente as usinas têm direito aos CBios e poucas unidades estão atendendo ao pedido dos produtores, sendo que a pioneira a repassar 100% dos proventos com os papéis é a Coaf, unidade cooperativada presidida por Lima, em Pernambuco.
O relatório que pede alterações no programa nacional de biocombustíveis é do deputado José Schreiner (DEM-GO), favorável ao PL 3149/20, de autoria do deputado Efraim Filho (DEM/PB).
O que você está lendo é [RenovaBio: em novo teste político, Comissão da Câmara pode aprovar 80% dos CBios aos produtores].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments