Governo central tem superávit de R$ 28,6 bilhões em abril e quase zera rombo em 12 meses
O dado veio melhor que a projeção do mercado, de superávit de 26,4 bilhões de reais, segundo pesquisa Reuters com analistas (Imagem: Pixabay)
O 💥️governo central registrou um 💥️superávit primário de 28,553 bilhões de reais em abril, divulgou o 💥️Tesouro nesta terça-feira, levando o rombo em 12 meses a patamar próximo de zero.
O dado veio melhor que a projeção do mercado, de superávit de 26,4 bilhões de reais no mês, segundo pesquisa 💥️Reuters com analistas.
O resultado levou o déficit primário em 12 meses a 4,6 bilhões de reais, equivalente a 0,06% do 💥️Produto Interno Bruto (PIB).
Já no acumulado de janeiro a abril, o saldo nas contas públicas foi positivo em 79,263 bilhões de reais, contra um superávit de 40,863 bilhões de reais em igual período de 2023.
Os números reúnem as contas de 💥️Tesouro Nacional, Banco Central e Previdência Social.
O resultado de abril foi composto por um superávit de 52,907 bilhões de reais do Tesouro, além de rombos de 24,290 bilhões de reais nas contas da Previdência e de 64 milhões de reais no 💥️Banco Central.
No mês, a receita líquida do governo teve alta real de 5,9%, na comparação com abril de 2023, a 165,614 bilhões de reais. Por outro lado, houve um recuo de 0,5% nas despesas totais.
A meta fiscal de 2022 é de déficit de 170,5 bilhões de reais, mas o Orçamento deste ano foi aprovado com a previsão de um rombo menor, de 76,2 bilhões de reais.
A previsão mais recente do 💥️Ministério da Economia, de maio, apontava para um rombo fiscal de 65,5 bilhões de reais no ano.
Em nota, o Tesouro indicou que os resultados positivos podem levar a uma melhora nas projeções oficiais para as contas do governo em 2022. O órgão disse, por exemplo, que enquanto sua última avaliação previa uma alta real de 1,1% nas receitas administradas no ano, os números do primeiro quadrimestre vieram com uma elevação de 10,3% acima da inflação.
Segundo a nota, esse ritmo de alta vem se reduzindo, mas, mesmo em abril, quando foram sentidos efeitos do corte de 25% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do PIS/Cofins sobre diesel e gás de cozinha, o crescimento real ficou em 8,5%.
Para o regime geral de Previdência, os ganhos eram estimados em 4,3% acima da inflação, mas o dado observado mostra alta de 7,2%, diante de uma melhora no mercado formal de trabalho.
“O cenário do primeiro quadrimestre manteve a tendência de melhora nos indicadores fiscais iniciado no ano passado”, disse.
Por conta da greve de servidores, o resultado do governo central de abril atrasou e não foi apresentado pelo Tesouro como usualmente, antes da divulgação pelo Banco Central dos dados do setor público consolidado, que inclui Estados, municípios e estatais. Também não haverá coletiva de imprensa para comentar os dados.
Conforme o BC informou há duas semanas, o setor público registrou um superávit primário de 38,9 bilhões de reais em abril, no melhor resultado para o mês da série histórica iniciada em 2002.
💥️Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. 💥️Siga agora a página do Money Times no Facebook!
💥️(Atualizada às 15:15)
O que você está lendo é [Governo central tem superávit de R$ 28,6 bilhões em abril e quase zera rombo em 12 meses].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments