Rio de Janeiro tem primeiro caso de varíola dos macacos

monkeypox vírus

A vítima é um brasileiro, de 38 anos, mas que mora em Londres, na Inglaterra (Imagem: Reuters/Dado Ruvic)

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio) confirmou hoje (💥️15) o primeiro caso da varíola dos macacos (💥️✅monkeypox) na cidade.

A vítima é um brasileiro, de 38 anos, mas que mora em 💥️Londres, na 💥️Inglaterra.

Ele chegou ao 💥️Brasil no sábado (11) e, no dia seguinte, procurou atendimento médico no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da 💥️Fundação Oswaldo Cruz (💥️INI/Fiocruz).

As amostras clínicas foram encaminhadas ao Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (💥️IBCCF), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (💥️UFRJ), que é referência nacional.

O resultado positivo para a doença foi liberado ontem (💥️14).

Isolamento

“Ele está com sintomas leves, em isolamento domiciliar e sob o monitoramento da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS-Rio). Todos os seus cinco contactantes estão em investigação para orientações e monitoramento”, informou a secretaria.

Acrescentou, ainda, que a SVS-Rio mantém vigilância ativa para detecção oportuna de casos da doença no Rio.

A Superintendência de Vigilância “também está monitorando o cenário epidemiológico nacional e internacional mantendo as unidades de saúde informadas e orientadas para vigilância, alerta e resposta a eventos de saúde pública”, finalizou.

Brasil

De acordo com o 💥️Ministério da Saúde, além do caso do Rio, houve a notificação de outro registro de monkeypox no estado de 💥️São Paulo.

Lá é de um homem de 31 anos, que mora na capital.

Segundo o ministério, o paciente tem histórico de viagem para a 💥️Europa, com retorno ao Brasil na segunda-feira (6).

“O caso também foi confirmado laboratorialmente com exame RT-PCR, seguido de sequenciamento pelo Instituto Adolfo Lutz”, informou a pasta.

Ainda conforme o ministério, as medidas de controle foram adotadas de forma imediata, como isolamento e rastreamento de contatos em voo internacional com o apoio da 💥️Agência Nacional de Vigilância Sanitária (💥️Anvisa).

O Ministério da Saúde se mantém em articulação direta com os estados, por meio da Sala de Situação e do CIEVS Nacional, para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos.

Também nesta quarta-feira (💥️15), foi descartada, pela Fundação Ezequiel Dias, a possibilidade da morte de um homem, de 41 anos, em 💥️Minas Gerais, ter sido causada por varíola dos macacos.

“Trata-se de um homem de 41 anos, sem histórico de viagem e sem contato com caso suspeito ou confirmado para a doença. As causas do óbito ainda estão em investigação”, concluiu o ministério.

No momento, segundo a pasta, o Brasil registra cinco casos confirmados, sendo três em São Paulo, um no 💥️Rio Grande do Sul e um no Rio de Janeiro. Oito casos seguem em investigação.

💥️Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. 💥️Siga agora a página do Money Times no Facebook!

💥️(Atualizada às 15:33)

O que você está lendo é [Rio de Janeiro tem primeiro caso de varíola dos macacos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...