Dólar à vista fecha em alta de 0,63%, a R$ 5,4231 na venda
Na B3, às 17:09 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,56%, a 5,4585 reais (Imagem: Unsplash/Vladimir Solomianyi)
O 💥️dólar avançou frente ao 💥️real pela quinta sessão consecutiva nesta quarta-feira e marcou uma nova máxima para encerramento desde o fim de janeiro, estendendo um rali alimentado por temores internacionais de recessão e crescentes incertezas fiscais domésticas.
A moeda norte-americana à vista avançou 0,63%, a 5,4231 reais, maior valor para um fechamento de sessão desde 27 de janeiro (5,4247 reais).
A série de cinco ganhos diários seguidos, em que o dólar acumulou salto de 4,47%, é a mais longa desde uma sequência de sete pregões de alta encerrada em 14 de junho.
💥️Na B3, às 17:33 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,57%, a 5,4590 reais.
Apesar da valorização desta quarta-feira, o dólar fechou longe dos maiores patamares do dia & quando chegou a saltar 1,37%, a 5,4633 reais& , acompanhando alguma melhora no desempenho de ativos de risco globais, como as ações norte-americanas, após a divulgação da ata da última reunião de política monetária do banco central norte-americano, o 💥️Federal Reserve.
No documento, o Fed reafirmou o tom determinado no combate à alta dos preços, mas “sem grandes novidades”, avaliou em postagem no Twitter Arthur Mota, da equipe de estratégia e macro do 💥️BTG Pactual, que disse ainda esperar “ambiente de dólar global forte”. O índice da moeda norte-americana contra uma cesta de pares fortes renovou picos em duas décadas nesta sessão.
No mês passado, os juros norte-americanos foram elevados no ritmo mais intenso desde 1994, em 0,75 ponto percentual, com as autoridades do Fed passando a priorizar a redução da inflação em vez da atividade econômica. Isso tem alimentado temores generalizados de uma recessão, já que taxas mais altas costumam frear os gastos de empresas e famílias.
“Nossos estrategistas globais e de mercados emergentes veem o sentimento em níveis extremos de pessimismo, mas não esperam que o mercado se recupere”, disseram estrategistas do Bank of America em relatório desta quarta-feira.
“Esperávamos juros mais altos globalmente, mas outros choques foram maiores do que esperávamos. Em particular, um lockdown na 💥️China intensificou os gargalos na cadeia de suprimentos global, aumentando as pressões inflacionárias de forma geral”, acrescentaram, citando impacto nos termos de troca do Brasil, que chegaram a ser beneficiados neste ano diante de disparada internacional nos valores das 💥️commodities.
Estrategistas do Citi disseram em apresentação nesta quarta-feira que o exterior menos benigno deve manter a moeda brasileira depreciada em termos históricos, o que também reflete cenário doméstico incerto do ponto de vista político-fiscal, em meio à atual tramitação de medidas de ampliação e criação de benefícios sociais no Congresso brasileiro.
“Um dos resquícios da pandemia e da eleição presidencial de 2022 serão os gastos maiores. A quantidade de alterações já feitas mostra que o teto de gastos é, do ponto de vista político, insustentável”, alertou o Citi.
Sinal da pior percepção sobre o cenário local, um indicador do risco-país comumente acompanhado fechou a terça-feira numa nova máxima desde o fim de maio de 2023, a 298,13 pontos-base, e seguiu perto desses níveis nesta quarta, depois de ter chegado a cair para perto de 200 pontos no início de abril.
Agora, basta valorização de 2,77% em relação aos níveis atuais para que o dólar zere suas perdas contra o real no acumulado de 2022. A divisa norte-americana registrou em junho seu melhor mês contra o real desde março de 2023 e saltou quase 10% no segundo trimestre deste ano.
💥️Siga o Money Times no Linkedin!
Fique bem informado, poste e interaja com o Money times no 💥️Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. 💥️Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!
O que você está lendo é [Dólar à vista fecha em alta de 0,63%, a R$ 5,4231 na venda].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments