Bolsonaro manifesta “extrema indignação e pesar” por assassinato de Abe e decreta luto de três dias

“Recebo com extrema indignação e pesar a notícia da morte de @AbeShinzo, líder brilhante e que foi um grande amigo do Brasil […]”, escreveu Bolsonaro no Twitter (Imagem: Franck Robichon/Pool via REUTERS)

O presidente 💥️Jair Bolsonaro manifestou nesta sexta-feira “extrema indignação e pesar” pelo assassinato do ex-primeiro-ministro do 💥️Japão 💥️Shinzo Abe e decretou luto oficial de três dias em homenagem ao ex-premiê, morto a tiros durante um evento para a campanha eleitoral parlamentar no país.

“Recebo com extrema indignação e pesar a notícia da morte de @AbeShinzo, líder brilhante e que foi um grande amigo do Brasil. Estendo à família de Abe, bem como aos nossos irmãos japoneses, a minha solidariedade e o desejo de que Deus cuide de suas almas neste momento de dor”, escreveu Bolsonaro em sua conta no 💥️Twitter.

“Como sinal de nosso respeito ao povo japonês, de reconhecimento pela amizade de Shinzo Abe com Brasil e de solidariedade diante de uma crueldade injustificável, decretei luto oficial em todo o país durante 3 dias. Que seu assassinato seja punido com rigor. Estamos com o Japão”, acrescentou Bolsonaro na publicação, ao lado de uma foto ao lado de Abe.

Após a publicação no Twitter, ao participar de evento com cadetes da Força Aérea Brasileira em Pirassununga, interior de 💥️São Paulo, Bolsonaro & que sofreu uma facada durante a campanha eleitoral de 2018& também determinou que fosse tocado pela banda militar no evento o toque de sentido e de silêncio em homenagem a Abe, que ele classificou como “grande homem”.

Bolsonaro se reuniu algumas vezes com Abe e, além de participar da cúpula do 💥️G20 em 2023 em Osaka, fez uma visita oficial ao Japão no mesmo ano, o primeiro de seu mandato na Presidência.

Em nota divulgada pelo 💥️Ministério das Relações Exteriores, o governo brasileiro manifestou “tristeza e consternação” com o assassinato e também afirmou condenar “nos mais fortes termos” o que classificou de “ataque covarde” sofrido por Abe.

“O Brasil condena, nos mais fortes termos, o ataque covarde ao ex-primeiro-ministro e soma-se ao governo e ao povo do Japão no repúdio a todo tipo de violência política, que atenta contra nossos valores compartilhados de defesa da democracia e da paz”, afirma a nota do Itamaraty.

“Abe sempre cultivou interlocução com o Brasil no mais alto nível, e sua presença na Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016 simbolizou o afeto entre os dois países. O governo brasileiro transmite suas sentidas condolências à família e aos amigos do ex-primeiro-ministro Abe, ao governo e ao povo do Japão.”

Abe, que tinha 67 anos, participou da cerimônia de encerramento dos Jogos do Rio fantasiado do personagem de videogames Mario para receber a incumbência de sediar a Olimpíada seguinte, em 💥️Tóquio.

Premiê mais longevo da história do Japão, 💥️Abe morreu nesta sexta-feira horas depois de ter sido baleado durante um comício para as eleições parlamentares japonesas, chocando um país no qual a violência política é rara e as armas são rigorosamente controladas.

💥️(Atualizada às 13:46)

💥️Siga o Money Times no Linkedin!

Fique bem informado, poste e interaja com o 💥️Money Times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. 💥️Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!

O que você está lendo é [Bolsonaro manifesta “extrema indignação e pesar” por assassinato de Abe e decreta luto de três dias].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...