71% das pessoas mais ricas do mundo investiram em criptoativos em 2023, diz estudo
O cenário econômico de 2023 favoreceu o investimento em ativos não tradicionais, como 💥️criptoativos e commodites. (Imagem: Pexels/RODNAE)
O ano de 2023 favoreceu o enriquecimento da população mais rica do mundo.
Dados do levantamento “The World Wealth Report 2022”, da Capgemini, apontaram que sete a cada dez pessoas (💥️71%) do grupo de mais ricos do mundo investiram em 💥️criptoativos em 2023.
Segundo especialistas ouvidos pelo ✅InvestNews, o cenário econômico favorável do ano passado aumentou o apetite desse setor da sociedade por diversificação e maior rentabilidade em opções de 💥️investimento longe do tradicional.
O ano passado possibilitou oportunidades para especulação de diferentes tipos de ativos, como 💥️ações, 💥️criptoativos e 💥️commodities, devido às menores 💥️taxas de juros da época, aponta o professor de economia da ISAE/FGV, Robson Gonçalves.
O professor acrescenta que as oportunidades de ganhos especulativos estão mais disponíveis – e em maior escala – para aqueles que já são ricos. Porém, esses ganhos “estão sendo rapidamente revertidos agora, a exemplo o declínio muito forte das 💥️criptomoedas”, disse ele ao ✅InvestNews.
Além da queda dos 💥️criptoativos, o aumento da taxa de juros pelo 💥️Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano) deverá colocar um ponto final no ciclo de alta especulação, segundo Gonçalves.
Com isso, ativos considerados mais tradicionais, como 💥️renda fixa, por exemplo, tendem a atrair mais investimentos.
2021 favoreceu criptoativos
O ano passado foi marcado por pacotes governamentais de estímulo econômico, taxas de juros baixas e também ganhos nos mercados de ações, com Nasdaq e S&P 500, por exemplo, concluindo 2023 com ganhos acumulados de 21,4% e 27%, respectivamente.
Em meio a esse momento favorável, a maioria das pessoas de alta riqueza líquida individual procurou investir em 💥️criptoativos, reunindo mais investidores com menos de 40 anos.
Segundo Idean Alves, sócio da mesa de operações da Ação Brasil Investimentos, esse acontecimento se deu na população mais jovem e rica por ela já aderir a esse tipo de investimento, vinda de uma cultura de liquidez e de proximidade com o mundo digital.
Criptoativos em risco no atual cenário?
Neste ano, o cenário macroeconômico está bem diferente do momento favorável registrado em 2023 por diversos fatores.
Alguns deles são a guerra na 💥️Ucrânia, que tem pressionado preços pelo mundo; aumento da 💥️inflação, que desafia os bancos centrais; além de lockdowns na China, que geraram gargalos na produção.
De acordo com o líder de Gestão de Risco da Oby, Eliseu Hernandez, a soma desses fatores ao aumento da taxa de juros e menor liquidez faz com que investimentos alternativos e os de alto risco, como 💥️criptoativos e ações de tecnologia, se tornem menos atrativos.
“Pode acontecer que o investimento da moda vire o patinho feio”, diz Hernandez.
Mais ricos ficam ainda mais ricos
O levantamento feito pela Capgemini também apontou que a população das pessoas mais ricas – aqueles que têm alta riqueza líquida individual – cresceu 💥️7,8% no ano passado, e a riqueza dessas pessoas aumentou 💥️8% no mesmo período, devido à recuperação das economias e investimentos na época.
✅Siga o Money Times no Linkedin!
✅Fique bem informado, poste e interaja com o Money times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. 💥️Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!
💥️✅Disclaimer
✅O 💥️Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.
O que você está lendo é [71% das pessoas mais ricas do mundo investiram em criptoativos em 2023, diz estudo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments