Começa a temporada de balanços na B3 e saiba como não perder dinheiro à toa na Bolsa

Temporada de balanços

Fique atento à volatilidade das ações brasileiras nesta temporada de balanços. Leia a coluna do 💥️Beto Assad, analista e consultor para o 💥️Kinvo. (Imagem: Divulgação)

Enquanto nos 💥️Estados Unidos a 💥️temporada de balanços já está aí algum tempo, 💥️trazendo até certo otimismo para o mercado com alguns resultados surpreendendo positivamente, aqui teremos uma ideia bem clara sobre como as empresas estão se saindo 💥️nesse cenário econômico desafiador.

Estes resultados corporativos no segundo trimestre (💥️2T22), inclusive, devem ditar o rumo do 💥️Ibovespa (💥️IBOV) nas próximas semanas.

Além do mais, é um período que costuma trazer mais volatilidade para as 💥️ações.

Portanto é essencial que investidores, tanto de curto quanto de longo prazo, 💥️tomem mais cuidado e se informem sobre o 💥️calendário de divulgação dos balanços.

Evite perder dinheiro à toa

Parece até banal chamar a atenção para isso, de que um investidor deve ficar atento ao calendário de fatos relevantes da empresa que já possui ações ou deseja investir.

Mas podem acreditar: 💥️existe muito investidor, principalmente iniciante, 💥️que não faz a menor ideia do que seja um fato relevante emitido pela empresa.

Já vi, por exemplo, 💥️pessoas comprando ações sem saber que o balanço iria sair no dia seguinte. Quando os números vêm bons aos olhos do mercado, menos mal.

O investidor 💥️pode ganhar muito dinheiro em pouco tempo. Mas quando os resultados acabam vindo muito ruins, 💥️é possível ver as ações despencarem de uma hora para a outra.

Quem não está acostumado pode sair muito machucado de uma situação dessas. E quando falo machucado, pode ser tanto financeiramente quanto psicologicamente.

São nesses momentos que muitas pessoas acabam até desistindo da 💥️bolsa de valores, com aquela velha conversa de que 💥️renda variável não serve para elas, ou que 💥️bolsa de valores é uma enganação para tirar dinheiro de pessoa física.

Driblando a renda variável

É verdade que a bolsa muitas vezes “tira” dinheiro da pessoa física, mas também tira dos 💥️grandes fundos de investimento. E isso acontece não porque ela é uma enganação.

Primeiro que quando falamos de ações, estamos falando de renda variável. E ao contrário do que muito investidor ou 💥️trader iniciante pensa, 💥️renda variável muitas vezes varia SIM para baixo.

Em segundo lugar, a falta de conhecimento sobre o mercado de💥️ renda variável faz com que “aventureiros” percam o dinheiro muito mais rápido do que eles demoraram para conquistar.

Um exemplo de falta de conhecimento? O simples fato de não saber sobre a divulgação do balanço de uma empresa.

Portanto, a pessoa tem que saber o que se passa com a empresa que ela vai investir.

Se ela acha que isso não tem importância, melhor deixar o dinheiro num fundo de investimentos, os profissionais de mercado dão toda a atenção necessária para que o resultado seja o melhor possível.

Companhias brasileiras

Voltando à temporada, a primeira empresa que soltou o seu balanço foi a 💥️WEG (💥️WEGE3), nesta quarta-feira (20).

E se for servir como base para o que vem por aí, 💥️o lucro líquido da companhia ficou abaixo do consenso de mercado, mesmo com sua receita operacional líquida tendo superado as expectativas. Isso mostra uma margem de lucro menor.

E umas das explicações da empresa? Aumento dos custos de matéria-prima, ou seja, 💥️a inflação já mostrando as caras no primeiro balanço do período.

De qualquer maneira, 💥️a coisa começa a ganhar corpo mesmo na próxima semana, com várias empresas divulgando seus 💥️resultados trimestrais nos dias 27 e 28 de julho.

Enquanto o segundo período de balanços do ano está apenas começando, 💥️o mercado já fica de olho nas prévias operacionais das duas empresas mais famosas da nossa bolsa.

Na última terça-feira (19), 💥️a Vale (VALE3) divulgou seu relatório, e nesta quinta-feira (21), é a vez da 💥️Petrobras (💥️PETR4).

Essas prévias devem dar uma boa ideia de 💥️como virão os números trimestrais das duas gigantes.

E isso deve impactar bastante a direção do 💥️Ibovespa (💥️IBOV) nas próximas semanas.

A Vale, por exemplo, 💥️teve produção abaixo do previsto, além de ter reduzido suas estimativas até o final de 2022.

Isso tudo mostra 💥️o tamanho do desafio para empresas e investidores no atual momento. Portanto, atenção aos balanços, diversifique com 💥️critério e bons investimentos.

💥️Aproveite para conferir todas as colunas do Beto Assad aqui no Money Times.

💥️🏆Money Times é Top 10 em Investimentos!🏆

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o 💥️Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o 💥️Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, 💥️VOTE AQUI!

Disclaimer

O 💥️Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

O que você está lendo é [Começa a temporada de balanços na B3 e saiba como não perder dinheiro à toa na Bolsa].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...