Stuhlberger vê risco de ‘república das bananas’ se eleição for contestada

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa durante evento em Porto Alegre

Para investidor, uma pequena vantagem do petista sobre Jair Bolsonaro pode gerar questionamento sobre o resultado, o que é considerado um risco para o mercado (Imagem: REUTERS/Diego Vara)

Sócio da Verde Asset Management, o gestor 💥️Luis Stuhlberger disse ontem que não sabe como embutir nos preços dos ativos o risco de o petista 💥️Luiz Inácio Lula da Silva ganhar as eleições com uma pequena vantagem em relação a💥️ Jair Bolsonaro, o que poderia gerar contestação do resultado. “Seria um risco de ‘banana republic’ (república das bananas)”, disse ele, durante debate organizado pela 💥️XP.

Por conta desse risco de uma eventual vitória por uma pequena diferença de votos, Stuhlberger, gestor de um dos principais fundos multimercados no 💥️Brasil, afirmou que “não tem coragem” neste momento de montar “posição direcional” em juros prefixados e dólar. “Eu tenho medo desse cenário 51% a 49% (de eleição apertada), mas tenho posição na Bolsa”, disse ele, ressaltando que o Brasil é o melhor lugar para se estar, até porque “está todo mundo vendendo”.

Reformas pouco eficazes

O Brasil fez várias reformas no passado recente, micro e macroeconômicas, mas não conseguiu crescer e agora entrou em um período de populismo eleitoral, disse o gestor. “Se Lula ganhar, os gastos públicos serão maiores, o que vai pressionar a inflação e a taxa de juros.”

Sobre o cenário externo, ele afirmou que, após uma hesitação, o 💥️Federal Reserve (Fed, o banco central americano) veio com força maior do que o mercado precificava. O Fed está oscilando entre as preocupações com o mundo financeiro e o real & entre Wall Street e a Main Street -, disse Stulberger.

Sobre a 💥️China, ele afirmou que é muito difícil apostar contra o país asiático diretamente. “A China cresce tanto por tantos anos”, disse ele, destacando que esse fator contraria a história de outros países, que alternam ciclos de crescimento com outros de acomodação.

Stuhlberger alertou que a tensão geopolítica é um gerador de pressão inflacionária, e vem em um momento de inflação já pressionada.

Esta semana, essa tensão teve nova piora com a visita da presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taiwan, enquanto a China faz exercícios militares na região. A geopolítica pode gerar protecionismo americano a produtos chineses, ainda que seja difícil de a Casa Branca fazer isso, afirmou.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

💥️🏆Money Times é Top 8 em Investimentos!🏆

Se você conta com as notícias do portal para se manter sempre bem-informado sobre tudo o que acontece no mundo dos investimentos, vote e ajude o Money Times a se tornar o melhor site de investimentos do Brasil💥️Clique aqui e deixe seu voto!

O que você está lendo é [Stuhlberger vê risco de ‘república das bananas’ se eleição for contestada].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...