Fontes renováveis na matriz energética devem aumentar em 2022, diz MME
O boletim destaca, também, que as tarifas de energia elétrica apresentam altas “significativas” no acumulado do ano (Imagem: Linkedin/Renova)
Levantamento divulgado pelo 💥️Ministério de Minas e Energia (💥️MME) referente ao mês de maio informa que, em 2022, a Oferta Interna de Energia (💥️OIE) deverá crescer menos que o 💥️consumo final de energia nos setores econômicos.
Segundo o Boletim Mensal de Energia, isso ocorrerá devido à redução das perdas de energia na geração termelétrica, decorrente da “recuperação da geração hidráulica”, após apresentar recuo de 8,5% em 2023.
Dessa forma, a expectativa é que, este ano, as fontes renováveis aumentem sua participação na matriz elétrica.
A estimativa projetada pelo MME é que a OIE aumente em 1,3% (com 305,1 milhões de toneladas equivalente de petróleo) e 46,4% de fontes renováveis, em relação a 2023.
Segundo o boletim – que, ao acompanhar variáveis (energéticas e não energéticas) busca estimar o comportamento mensal e acumulado da demanda total de energia do país – o consumo final de energia deve chegar a 2,5% devido a expansão da participação hidráulica.
“Para a Oferta Interna de Energia Elétrica (OIEE), espera-se o aumento de 3% na matriz energética brasileira, sendo as fontes de energia renováveis responsáveis por mais de 84% da geração elétrica”, informou o MME, referindo-se aos dados específicos para avaliação da oferta exclusivamente elétrica.
Com relação à oferta de energia hidráulica no país, a alta é de 8,9% no ano.
De acordo com o levantamento, o consumo de eletricidade aumentou 4,2% na comparação com maio de 2023.
“O consumo comercial também segue em destaque, com alta de 13%; o residencial com 2,8%; e o industrial com 2,3%”.
Tarifas
O boletim destaca, também, que as tarifas de energia elétrica apresentam altas “significativas” no acumulado do ano, comparado a 2023, ficando “acima de 20% para cada um dos setores residencial, comercial e industrial”, ainda que tendo apresentado recuo em abril.
A tendência, no entanto, é, segundo o ministério, de “baixa gradativa” para os próximos meses de 2022.
💥️Siga o Money Times no Instagram!
✅Conecte-se com o mercado e tenha acesso a 💥️conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no 💥️Minuto Money Times, o 💥️Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… 💥️Clique aqui e siga agora nosso perfil!
O que você está lendo é [Fontes renováveis na matriz energética devem aumentar em 2022, diz MME].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments