ETFs temáticos: Entenda o que são, como funcionam e onde encontrá-los na B3
ETFs temáticos são estratégia de investimento em tendências seculares (Imagem: Wall Street Journal)
Já pensou em investir no 💥️minério de ferro em vez de comprar ações da 💥️Vale? Entrar no hype dos 💥️carros elétricos (EVs) no lugar de se tornar sócio do bilionário 💥️Elon Musk na 💥️Tesla? Ou ainda investir na tecnologia do 💥️blockchain e se afastar das 💥️criptomoedas?
Mais que isso, já pensou em antecipar tendências e operar na vanguarda dos movimentos do mercado financeiro? Tudo isso e mais um pouco é possível através dos 💥️ETFs temáticos.
Os fundos de índices, como os ETFs são conhecidos, cresceram bastante no mundo desde a década de 1980. No Brasil, esse tipo de fundo tem ganhado notoriedade nos últimos anos, trazendo oportunidades em setores específicos e nichos segmentados.
O head Brasil da Global X ETFs, Bruno Stein, explica que a grande questão dos ETFs temáticos é como pensar o assunto. “É um instrumento poderoso que expressa melhor do que comprar um ativo indireto para ter acesso”, diz.
Segundo o executivo, contrariando a tendência ainda forte dos chamados “índices amplos”, a ideia de criar ETFs cada vez mais segmentados é uma demanda do próprio investidor.
Trending is not trend
Nesse sentido, Stein explica que o mantra dos ETFs temáticos é que “tendência não é moda”. Não se trata, portanto, de entrar na onda do momento.
“É algo secular”, diz o head da Global X. Ou seja, é investir em um ativo que será a próxima tendência e comprar o que remunera maior valor agregado.
Stein explica que os ETFs temáticos têm como objetivo oferecer o acesso a temas de mudança de paradigma. “São temas disruptivos que refletem tendências estruturais de longo prazo, em todas as geografias e setores”, diz.
Um exemplo disso é o Blockchain ETF da Global X. Na avaliação de Stein, diferente do Bitcoin (BTC), a tecnologia do 💥️blockchain tem potencial disruptivo na sociedade, tornando-se uma tendência que, além de transformacional e duradoura, serve de base para o surgimento de novas tecnologias. É o caso das versões digitais do dólar e do yuan.
A Global X possui experiência internacional e é líder global nesse tipo de investimento. O foco da gestora é examinar tópicos que tendem a causar grandes transformações.
E isso inclui uma ampla lista de assuntos. Entre eles estão 💥️cibersegurança, 💥️energia renovável, 💥️fintechs, 💥️biotecnologia e muitos outros.
“São temas com potencial de grandes transformações”, reforça. Stein explica que a exposição a esses produtos permite ao investidor se beneficiar de mudanças estruturais em tecnologias transformadoras e mudanças de comportamento das pessoas e dos ambientes físicos.
ETFs temáticos para brasileiros
Recém-chegada ao Brasil, a Global X, do grupo Mirae Asset, quer ampliar a oferta de ETFs temáticos no mercado brasileiro. “Há um grande potencial de crescimento dessa modalidade de investimento dentro dos portfólios dos clientes”, afirma Stein.
Atualmente, são negociados na 💥️B3 (💥️B3SA3) 19 BDRs de ETFs temáticos da Global X. Os fundos de índices, que variam de computação em nuvem e mídias sociais a consumo discricionário na China, consideram não só questões geográficas e setoriais, como empresas que devem se beneficiar das mudanças estruturais em tecnologia disruptiva, demografia e ambiente físico.
Dos 19 BDRs de ETFs na B3, 12 passaram a ser disponibilizados a investidores em geral em junho deste ano.
✅Com Diana Cheng.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no 💥️Minuto Money Times, o 💥️Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… 💥️Clique aqui e siga agora nosso perfil!
O que você está lendo é [ETFs temáticos: Entenda o que são, como funcionam e onde encontrá-los na B3].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments