Como o Brasil pode aumentar produção de trigo em 1,5 milhão de toneladas?
Quase a metade da quantidade de trigo que o Brasil consome tem sido importada. (Imagem: Divulgação/Embrapa)
A colheita de 💥️trigo nas principais regiões produtoras do 💥️Brasil tem o potencial de crescer em mais de 1,5 milhão de toneladas, sem adição de áreas de plantio ou desenvolvimento de novas tecnologias.
Um método inovador desenvolvido pela 💥️Embrapa identificou locais em que o 💥️rendimento das lavouras está abaixo do potencial e poderia melhorar com a adoção de recursos já disponíveis.
Ainda listou as principais causas das diferenças de produtividade entre os locais analisados.
O trabalho abrangeu 457 municípios de 79 microrregiões nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, além do Distrito Federal.
O estudo foi feito em conjunto com 29 cooperativas que atuam na produção de trigo, com o objetivo de guiar ações, principalmente de transferência de tecnologias, para incrementar a produção.
Na microrregião de Cascavel (PR), por exemplo, o aumento de produtividade poderia adicionar mais de 100 mil toneladas à colheita. Em Cruz Alta e Santo Ângelo (RS), melhorar o rendimento também faria as safras crescerem em mais de 90 mil toneladas.
Esses números correspondem às chamadas lacunas de rendimento – ou folgas de produtividade. Elas são calculadas a partir da diferença entre a produtividade potencial, ou seja, o melhor resultado que se poderia obter, e o que foi efetivamente alcançado.
Em conjunto com as cooperativas, a equipe da Embrapa levantou as principais causas dessas lacunas.
💥️Onde está e para onde vai o trigo
A abordagem territorial tem sido utilizada pela Embrapa para levantar as possibilidades de crescimento da produção brasileira de trigo, tendo em vista que, nos últimos anos, quase a metade da quantidade que o País consome tem sido importada.
Ainda em 2015, um estudo projetou cenários de crescimento das plantações nas quatro regiões homogêneas da cultura, analisando principalmente a participação do trigo em relação à área de soja e milho da safra de verão e a otimização de locais que historicamente haviam sido ocupados pela triticultura.
Entre os resultados alcançados, o estudo apontou que o Brasil teria autossuficiência caso o trigo ocupasse 30% da área de verão cultivada com soja e milho nas regiões homogêneas, ainda que mantidos os rendimentos da cultura à época, ou seja, sem considerar possíveis aumentos de produtividade pela adoção de inovações tecnológicas.
Um segundo trabalho, dois anos depois, avaliou como a triticultura se expandiu, ou se retraiu, nas diferentes áreas do território nacional, ao longo de 25 anos.
Esse estudo da dinâmica espaço-temporal comparou as áreas de trigo entre 1990 e 2014 e demonstrou que o crescimento da cultura nas regiões tradicionais de produção se concentrou principalmente no noroeste do Rio Grande do Sul, centro-sul do estado do Paraná, além de expansões mais recentes, como o entorno de Brasília, leste de Goiás e o sul de Minas Gerais.
Em contrapartida, em outras regiões, como o estado do Mato Grosso do Sul e o noroeste do Paraná, o trigo perdeu participação, sobretudo pelo crescimento da adoção do milho segunda safra nos sistemas de produção.
(Com informações da Embrapa)
💥️🤳Siga o Money Times no Instagram!🤳
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a 💥️conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no 💥️Minuto Money Times, o 💥️Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… 💥️Clique aqui e siga agora nosso perfil!
Disclaimer
✅O 💥️Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.
O que você está lendo é [Como o Brasil pode aumentar produção de trigo em 1,5 milhão de toneladas?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments