Moraes cria núcleo de inteligência contra ameaças às eleições com presença de PMs

Alexandre de Moraes

Serão três representantes de cada lado, tendo Moraes como presidente do núcleo (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O presidente do 💥️Tribunal Superior Eleitoral (💥️TSE), 💥️Alexandre de Moraes, decidiu criar um núcleo de inteligência na corte para identificar ações que possam ameaçar a normalidade das eleições, convocando representantes das 💥️polícias militares de três Estados para participar da equipe.

Em portaria publicada nesta quinta-feira no Diário de Justiça Eletrônico do TSE, Moraes determinou a criação do núcleo “destinado a coletar dados e processar informações de interesse da segurança pública durante o período eleitoral de 2022”, com composição paritária entre representantes do tribunal e das PMs.

Serão três representantes de cada lado, tendo Moraes como presidente do núcleo.

Do lado das polícias, haverá os tenentes-coronéis Waldicharbel Gomes Moreira, do 💥️Distrito Federal; Lázaro Tavares de Melo da Silva, de 💥️Minas Gerais, e José Luís Santos Silva, da 💥️Bahia.

A iniciativa de Moraes cria um núcleo de inteligência separado do serviço de inteligência já desenvolvido pela 💥️Agência Brasileira de Inteligência (💥️Abin), vinculada ao Gabinete de Segurança Institucional (💥️GSI), da Presidência da República.

Na portaria que cria o núcleo, o presidente do TSE disse que foi criado em julho um grupo de trabalho  destinado a “apresentar estudos e sugerir diretrizes voltadas a disciplinar ações de enfrentamento à violência política nas eleições”.

O grupo disse que entre seus objetivos estão realizar ações permanentes de inteligência para “identificar ameaças à normalidade do pleito”.

A norma também cita a importância de se unir esforços entre a 💥️Justiça Eleitoral e os órgãos de segurança pública “na prevenção e repressão da violência política, durante o período eleitoral”.

O documento citou que a adoção do núcleo de inteligência foi acordada na reunião na semana passada entre Moraes e comandantes-gerais das Polícias Militares.

A portaria não detalha a forma de atuação e as reuniões do grupo.

Procurado, o TSE não respondeu de imediato a pedido de comentário sobre a portaria.

💥️Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. 💥️Siga agora a página do Money Times no Facebook!

O que você está lendo é [Moraes cria núcleo de inteligência contra ameaças às eleições com presença de PMs].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...