Governo prevê R$ 1 bi em reforços para transmissão e distribuição de energia no Matopiba

Energia Elétrica, Luz

Além disso, essa é uma região para a qual o fornecimento de energia é bastante limitado (Imagem: Pixabay/fietzfotos)

O desenvolvimento da região do Matopiba, principal fronteira agrícola brasileira, deverá exigir mais de 1 bilhão de reais em obras de reforço da transmissão e distribuição de 💥️energia elétrica, disse o governo federal nesta quarta-feira.

Estudos apresentados pelo 💥️Ministério de Minas e Energia recomendam a construção de 390 quilômetros de novas linhas de transmissão e uma nova subestação no Matopiba, que engloba o oeste da 💥️Bahia, sudeste do 💥️Tocantins e sul do 💥️Maranhão e 💥️Piauí.

No total, esses empreendimentos envolveriam 💥️investimentos de 532 milhões de reais.

Também foram mapeados 660 milhões de reais em investimentos necessários para ampliar a distribuição de energia pelas concessionárias que atuam na região, controladas pelos grupos 💥️Neoenergia (💥️NEOE3), 💥️Energisa (💥️ENGI11) e 💥️Equatorial (💥️EQTL3).

Além do cenário de expansão da produção agrícola no Matopiba, com destaque para os cultivos de 💥️soja, 💥️milho e 💥️algodão, a necessidade de ampliar o fornecimento de energia à região também reflete a perspectiva de mecanização e a implantação de grandes sistemas de irrigação, que irão a aumentar a demanda por eletricidade, disse o Ministério de Minas e Energia.

Além disso, essa é uma região para a qual o fornecimento de energia é bastante limitado, com forte utilização de geração a diesel, acrescentou a pasta.

A expectativa é de que os projetos de transmissão para a região sejam levados a 💥️leilão em meados de 2023, podendo estar operacionais até 2028, disse nesta terça-feira Erik Rego, diretor de Energia Elétrica da estatal EPE.

Energia Elétrica

Segundo Zanetti, os três certames de transmissão estudados para o próximo ano somariam 50,6 bilhões de reais em investimentos (Imagem: Pixabay/Iradl)

Os lotes de Matopiba vão se somar aos grandes empreendimentos que estão sendo estruturados para escoar energia do Nordeste, e que devem resultar em leilões em 2023 com volume recorde de investimentos, afirmou Guilherme Zanetti Rosa, coordenador-geral de Planejamento da Transmissão do Ministério de Minas e Energia.

Segundo Zanetti, os três certames de transmissão estudados para o próximo ano somariam 50,6 bilhões de reais em investimentos.

“Esse número ainda não é fechado… Estamos trabalhando com esse desafio de tentar entender se o mercado vai ter algum gargalo relevante a ponto de fazer com que parte desses investimentos fatalmente tenham que ser postergados para o ano seguinte, ou leilões seguintes”.

💥️Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… 💥️Clique aqui e siga agora nosso perfil!

O que você está lendo é [Governo prevê R$ 1 bi em reforços para transmissão e distribuição de energia no Matopiba].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...