Zona do euro confirma inflação de 9,1% com alta nos preços de energia e alimento
Em estimativa preliminar no final de agosto, o Eurostat havia informado uma variação mensal de 0,5% (Imagem: REUTERS/Eric Gaillard)
A 💥️inflação na 💥️zona do euro atingiu outro recorde de 9,1% em agosto, confirmou o escritório de estatísticas da 💥️União Europeia Eurostat nesta sexta-feira, impulsionada pela disparada de preços de energia e 💥️alimentos.
A inflação dos preços no consumidor nos 19 países que utilizam o euro aumentou 0,6% em termos mensais e 9,1% na comparação anual, a taxa mais elevada desde a criação do euro em 1999.
Em estimativa preliminar no final de agosto, o Eurostat havia informado uma variação mensal de 0,5%.
O valor anual de 9,1% não foi revisado.
O Eurostat disse que 3,95 pontos percentuais da variação da inflação no ano vieram de energia mais cara -com custos aumentando devido à invasão da 💥️Ucrânia pela 💥️Rússia& e 2,25 pontos, de alimentos, álcool e tabaco.
Mas mesmo excluindo os preços voláteis de energia e alimentos não processados & o que o 💥️Banco Central Europeu chama de núcleo de inflação& os preços ainda estavam 5,5% acima do ano anterior, de 5,1% em julho.
Os bens industriais ficaram 5,1% mais caros do que 12 meses antes, com os preços dos serviços subindo 3,8%.
O BCE, cuja meta de inflação é de 2%, na semana passada elevou suas principais taxas de 💥️juros em 75 pontos-base e prometeu mais altas.
💥️Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… 💥️Clique aqui e siga agora nosso perfil!
O que você está lendo é [Zona do euro confirma inflação de 9,1% com alta nos preços de energia e alimento].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments