Europa: ações italianas saltam após eleição, mas mercado europeu mais amplo recua
Bancos, saúde e alguns setores defensivos lideraram as quedas nesta segunda-feira (Imagem: REUTERS/Flavio Lo Scalzo)
As 💥️ações italianas tiveram desempenho superior ao de pares europeus nesta segunda-feira, depois que uma coalizão de direita liderada por Georgia Meloni venceu a eleição nacional, enquanto outras bolsas regionais caíram em meio à aversão ao risco após o aperto monetário de 💥️bancos centrais.
O índice pan-europeu 💥️STOXX 600 fechou em queda de 0,42%, a 388,75 pontos, e encerrou perto de mínimas desde dezembro de 2023 após uma forte liquidação na semana passada, quando dados mostrando desaceleração na atividade econômica na região e aumentos das taxas de juros por vários bancos centrais globais aprofundaram os temores de uma recessão.
Operadores apostam que um aumento da taxa de juros do 💥️Reino Unido pode ser iminente depois que a 💥️libra caiu para uma mínima recorde em relação ao 💥️dólar na esteira de um pacote fiscal mal recebido, anunciado na sexta-feira.
Já o índice italiano 💥️FTSE MIB avançou, impulsionado por ações financeiras depois que a coalizão de centro-direita conquistou uma clara maioria nas duas casas do Parlamento, o que potencialmente dá à 💥️Itália uma rara chance de estabilidade política após anos de tumultos e coligações frágeis.
Um governo de direita não alterará significativamente os fundamentos econômicos da Itália, disse a agência de classificação DBRS.
Meloni, que deve se tornar a primeira mulher primeira-ministra do país, prometeu apoiar a política ocidental para a Ucrânia e não correr riscos com as finanças frágeis da Itália.
Bancos, saúde e alguns setores defensivos lideraram as quedas nesta segunda-feira.
Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,03%, a 7.020,95 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,46%, a 12.227,92 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,24%, a 5.769,39 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,67%, a 21.207,25 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,99%, a 7.508,50 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 1,30%, a 5.415,93 pontos.
💥️MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!
Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! 💥️Siga o Money Times no Facebook!
O que você está lendo é [Europa: ações italianas saltam após eleição, mas mercado europeu mais amplo recua].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments