Estatais têm melhor retorno na Bolsa em dois anos, revela estudo

Banco do Brasil Estatais

Estatais já registram melhor retorno na Bolsa em dois anos (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

O 💥️Índice Bolsas Estatais, criado e calculado pela Teva Indices, apontou que as 💥️estatais têm o melhor retorno na Bolsa em dois anos, registrando retorno de 33,3%, até o momento, em 2022, ante 11% do 💥️Ibovespa.

Em 2023, o índice registrou retorno de -22%, enquanto em 2023 o retorno registrado ficou no positivo, contudo, de apenas 0,1%.

Em setembro deste ano, o retorno foi de -7,6%, ante 0,5% do Ibovespa. Com este resultado, até outubro de 2022, o índice apresenta apenas três fechamentos negativos.

Segundo a Teva, o Índice Bolsas Estatais visa refletir o retorno total de preços, proventos e eventos de uma carteira diversificada composta pelas empresas brasileiras com controle ou influência estatal e que atendam aos critérios da Classificação Setorial Teva Indices.

Cenário eleitoral

Em 2018, também em ano eleitoral, o índice encerrou o ano registrando um expressivo desempenho positivo, de 40,7%. Neste período, em que 💥️Jair Bolsonaro foi eleito, existia a expectativa da privatização das estatais, como a 💥️Petrobras.

No ano seguinte, em 2023, o índice da Teva registrou desempenho ainda positivo, de 33,4%, enquanto em 2023, em meio ao início pandemia de covid-19, o índice desabou, encerrando o ano em -22%.

Até outubro deste ano, o desempenho registrado já se aproxima do patamar de 2018, novamente com expectativas em relação ao futuro das estatais, em meio às 💥️eleições de 2022, que colocarão 💥️Bolsonaro ou 💥️Lula de volta no poder.

Estatais blindadas: por que elas não estão caindo?

Mesmo em meio ao cenário eleitoral incerto e polarizado entre os dois candidatos, as ações das estatais brilharam neste ano. Petrobras (PETR4) salta mais de 60% e Banco do Brasil (BBSA3) dispara 51% em 2022.

Os motivos são praticamente os mesmos: resultados estelares, recheados de gordos 💥️dividendos.

Apesar das ameaças constantes do ex-presidente Lula, que já classificou o lucro do BB como de “um banco privado”, além do histórico intervencionista de Bolsonaro, que trocou quatro vezes o CEO da Petrobras, gestores continuam segurando as empresas nas carteiras.

“O mercado tem um pessimismo enorme com a vitória do Lula, mas Lula não é Dilma“, disse Leonardo Rufino, da Mantaro Capital. Para ele, a realidade das gestões de estatais “certamente” será pior com o líder petista do que é agora. “Mas a gente não vê irracionalidade”.

“As empresas estão com preços absurdos. A Petrobras gera muito caixa. Para o governo destruir a Petrobras, teria que agir rapidamente, porque hoje a assimetria é brutal”, argumentou.

Segundo Rufino, a ingerência sobre as empresas foi reduzida e desmantelar a Lei das Estatais poderia “dar trabalho” para um governo intervencionista.

O gestor ainda ponderou que Lula não é “chegado a arroubos”. “Se fosse Ciro que estivesse na frente, as ações [das estatais] estariam lá embaixo”, completou. “A gente espera sensatez [do Lula]”.

Bruno Di Giacomo, da 💥️Nero Investimentos, guarda mais pessimismo e afirma que investir em estatais seria apostar na vitória de algum candidato. “Estamos fora de jogo”, disse.

Está caro ou barato?

Os dados do índice apresentam ainda a evolução do retorno preço/lucro das estatais. O preço médio apresentado é de cerca de 7 vezes.

O índice aponta que, em 2023, o preço caiu drasticamente, ficando abaixo de 1 vezes. Contudo, logo no início de 2023, o preço saltou para mais de 18 vezes.

Em julho deste ano, o preço está de volta a média histórica, de 7 vezes, após as oscilações expressivas registradas nos anos anteriores.

Estatais

(Gráfico: Teva Indices)

Carteira do índice de estatais

“Com essa seleção única, o investidor tem exposição a todas as empresas públicas da bolsa, que atendam aos critérios de elegibilidade do índice, de uma única vez”, diz a Teva.

Veja as ações:

💥️Empresa💥️Ticker💥️Exposição💥️Banco do Brasil💥️BBAS320%💥️Sabesp💥️SBSP311,76%💥️BB Seguridade💥️BBSE310,96%💥️PetrobrasPETR410,49%💥️Cemig💥️CMIG410,24%💥️Petrobras💥️PETR39,51%💥️Copel💥️CPLE116,43%💥️Embraer💥️EMBR35,32%💥️Cemig💥️CMIG33,86%💥️Caixa💥️CXSE32,73%💥️Sanepar💥️SAPR112,21%💥️Copasa💥️CSMG31,76%💥️IRB💥️IRBR31,64%💥️Barinsul💥️BRSR61,47%💥️Copel💥️CPLE61,16%

* 💥️Com Kaype Abreu e Renan Dantas

💥️Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. 💥️Deixe seu voto aqui!

Disclaimer

O 💥️Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

O que você está lendo é [Estatais têm melhor retorno na Bolsa em dois anos, revela estudo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...