XP Inc. (XP) aposta em divisão de cartões para contornar impacto de juros no mercado de capitais
XP apresenta aumento moderado no fluxo de novos recursos (Imagem: Envato Elements.)
As ações da 💥️XP Inc. (XP) negociadas na Nasdaq saltaram mais de 6%, após a empresa reportar avanço em métricas para os resultados do trimestre a serem conhecidos no próximo dia 2 de novembro.
Em documento veiculado no fim da quinta-feira, a XP apontou um aumento anual de 15% na base de clientes ativos, totalizando 3,8 milhões de clientes no terceiro trimestre de 2022. Já o volume de ativos sob gestão da empresa cresceu 17% em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a marca de R$925 bilhões.
Outro ponto destacado pela empresa foi o crescimento de 103% no volume transacionado em cartões, dada a comparação com o terceiro trimestre de 2023. A empresa possui, hoje, mais de 500 mil cartões ativos.
‘Métricas da XP são moderadamente positivas, mas balanço deve sentir macro mais difícil’
Apesar de relatório da💥️ XP Inc. mostrar crescimento da empresa, Guilherme Zanin, 💥️da Avenue, avalia que dificilmente a receita do trimestre escapará aos efeitos corrosivos do ciclo de alta de juros feito no Brasil.
Nesse sentido, o comportamento dos números da empresa brasileira deve emular àqueles divulgados por instituições americanas na semana passada: “como visto para Goldman e Morgan Stanley, o ambiente de juros altos deve reduzir drasticamente a atividade financeira nos mercados de capitais”.
Como ilustrado pelo relatório de 💥️KPIs (indicadores-chave de performance, na sigla em inglês), o aumento do número de cartões de crédito deve ser o principal do guarda-chuva da companhia para enfrentar a piora dos mercados de capitais e aproveitar a maior atratividade dos produtos de renda fixa;
Nesse contexto, Guilherme Zanin avalia que a aposta da XP Inc. tem sido justamente a captação de mais clientes para seus produtos de crédito, com vistas a maior obtenção de receita através do aumento do spread bancário.
No entanto, a empresa de produtos financeiros deve enfrentar uma competição ferrenha de bancos tradicionais no segmento. “Apesar do aumento do peso da área de cartões, o segmento ainda representa somente 10% do lucro líquido da empresa”, avalia Guilherme.
As ações da XP Inc (XP) perderam 43% no ano, transitando nas mínimas desde o IPO da empresa na Nasdaq em novembro de 2023, mas supera o índice acionário, que perde cerca de 70%.
✅💥️Prêmio Os + Admirados da Imprensa!
✅O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista 💥️Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. 💥️Deixe seu voto aqui!
O que você está lendo é [XP Inc. (XP) aposta em divisão de cartões para contornar impacto de juros no mercado de capitais].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments