Possível contestação de Bolsonaro poderia custar US$ 12 bilhões ao Brasil, estima Bloomberg
(Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)
O 💥️Brasil perderia U$ 12 bilhões se houvesse um golpe após o resultado das eleições deste domingo (30), que elegeu Lula como presidente com 💥️50,9% dos votos válidos, contra 49,1% de Jair Bolsonaro, estima a Bloomberg.
Segundo a avaliação das economistas Adriana Dupita e Ana Galvão, a chance não é pequena, considerando a margem estreita de diferença no resultado e discursos políticos já realizados.
As economistas destacam que o custo seria ainda maior se incluíssem os efeitos da turbulência na depreciação da moeda e queda dos estoques.
Para medir os efeitos potenciais na economia e nos mercados, as economistas contaram com a Baker, Bloom & Davis’s Índice de Incerteza da Política Econômica, um indicador construído sobre a proporção de notícias em jornais brasileiros com palavras associadas à incerteza, termos de política e atores políticos-chave.
Assim, a partir do índice, foi calculada a resposta das variáveis macroeconômicas e financeiras a um salto inesperado nos níveis de incerteza.
É preciso se preocupar?
Para as economistas, desde a posse de 💥️Jair Bolsonaro, em janeiro em 2023, existe um novo tipo risco político.
“Bolsonaro repetidamente levantou suspeitas sobre a confiabilidade do sistema de votação do Brasil, sugerindo que ele pode não aceitar eleições resultados se considerar o processo eleitoral injusto. Ele também ameaçou não cumprir as decisões da Suprema Corte ou minar o poder de seus juízes”, apontam.
A agitação social e estresse institucional após a eleição podem impulsionar o Índice de Incerteza da Política Econômica do Brasil de volta ao seu pico de abril de 2017.
Apesar disso, segundo o colunista do O Globo, Lauro Jardim, Bolsonaro disse a ministros que não contestará o resultado.
Os 12 bilhões que uma contestação iria custar
O cálculo dos efeitos de um golpe foi feito usando um modelo de vetor autorregressivo com sete variáveis:
O modelo é estimado usando dados mensais de janeiro de 2003 a agosto de 2022.
“Há, é claro, algumas ressalvas para essa análise. Nossa suposição sobre o choque na incerteza política de um evento cujo formato, amplitude e profundidade não conhecemos é um jogo de adivinhação. Além disso, esse evento pode diferir do passado episódios e suscitam mais angústia política do que incerteza política”, dizem.
Ainda assim, destacam que este exercício é um lembrete do impacto significativo na economia que um golpe poderia causar.
Segundo turno das eleições 2022
💥️Luiz Inácio Lula da Silva (💥️PT) foi eleito presidente da República neste domingo (30). Com 98,81% das urnas apuradas as 19h57, 💥️Lula tinha 50,83% dos votos válidos, ou 59.563.912 votos — número matematicamente suficiente para elegê-lo.
O petista venceu no segundo turno, sendo eleito o 39º presidente do Brasil, e superou Bolsonaro (💥️PL), que teve 49,17% dos votos.
Até o momento desta matéria, Jair Bolsonaro ainda não havia se pronunciado sobre o resultado eleitoral.
💥️Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… 💥️Clique aqui e siga agora nosso perfil!
O que você está lendo é [Possível contestação de Bolsonaro poderia custar US$ 12 bilhões ao Brasil, estima Bloomberg].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments