Ucranianos dizem que usina nuclear foi novamente cortada da rede após bombardeio russo

Vista da Usina Nuclear Zaporizhzhia

Um alto funcionário em Moscou disse que as forças especiais russas impediram um ataque ucraniano à usina (Imagem: REUTERS/Alexander Ermochenko/File Photo)

Ataques russos foram relatados em grandes áreas da 💥️Ucrânia nesta quinta-feira, com bombardeios e ataques de mísseis danificando infraestruturas, incluindo o fornecimento de eletricidade para a maior usina nuclear da 💥️Europa, disseram autoridades ucranianas.

A usina nuclear de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia, foi novamente desconectada da rede elétrica depois que bombardeios russos danificaram as linhas de alta tensão restantes, deixando-a apenas com geradores a 💥️diesel, disse a empresa nuclear ucraniana Energoatom.

A usina, em mãos russas mas operada por trabalhadores ucranianos, tem combustível para 15 dias para operar os geradores, disse a Energoatom.

Seus reatores precisam de energia para manter o combustível frio e evitar um colapso.

Um alto funcionário em Moscou disse que as forças especiais russas impediram um ataque ucraniano à usina.

O secretário do Conselho de Segurança da 💥️Rússia, Nikolai Patrushev, um aliado próximo do presidente 💥️Vladimir Putin, também disse que as forças ucranianas “continuam a bombardear a usina nuclear de Zaporizhzhia com armas ocidentais que podem levar a uma catástrofe global”.

Ambos os lados acusaram repetidamente o outro de bombardear a usina, acusações que ambos negam.

Ataques russos também foram relatados em Kriviy Rih, no centro da Ucrânia, e em Sumy e Kharkiv, no nordeste.

Houve intensos combates nas regiões orientais de Luhansk e Donetsk.

“O inimigo está tentando manter os territórios temporariamente capturados, concentrando seus esforços em conter as ações das Forças de Defesa em certas áreas”, disse o estado-maior da Ucrânia nesta quinta-feira.

A Reuters não conseguiu verificar os relatórios do campo de batalha.

A Rússia disse que tem como alvo a infraestrutura como parte do que chama de “operação militar especial” para degradar as forças armadas ucranianas e remover o que diz ser uma ameaça potencial contra a segurança da Rússia.

Como resultado, civis ucranianos sofreram cortes de energia e reduziram o abastecimento de água nas últimas semanas.

A Rússia nega atacar civis, embora o conflito tenha matado milhares, deslocado milhões e deixado algumas cidades ucranianas em ruínas.

Os ministros das Relações Exteriores do grupo 💥️G7 de democracias ricas discutirão a melhor forma de coordenar mais apoio à Ucrânia quando se reunirem na quinta-feira na 💥️Alemanha.

💥️Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… 💥️Clique aqui e siga agora nosso perfil!

O que você está lendo é [Ucranianos dizem que usina nuclear foi novamente cortada da rede após bombardeio russo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...